10-habitos-que-te-ajudam-a-manter-uma-boa-saude-por-dr-salim-medico-de-familia-hospital-sirio-libanes-FACEBOOK-DESTACADA

10 hábitos que te ajudam a manter uma boa saúde

Para termos uma boa saúde é fundamental que diversos aspectos da nossa vida estejam em equilíbrio. Para alcançar esse objetivo é importante cultivar hábitos saudáveis e evitar aqueles que podem nos fazer mal de alguma forma.

Ter qualidade de vida está ao alcance de qualquer pessoa, porque na verdade não precisamos adotar medidas complexas ou difíceis de serem praticadas, nem tampouco é necessário um largo orçamento ou investimento para isso.

Veja só esta lista que preparamos com o que você pode fazer para que sua mente e seu organismo permaneçam sempre saudáveis e você alcance mais bem-estar, prevenindo diversas doenças. Acompanhe!

  1. Beba bastante água

O corpo humano é composto de cerca de 60 a 65% de água, sendo que ela está presente em nossos músculos, no sangue e até mesmo no tecido ósseo, além de todos os órgãos. Por isso, esse líquido é fundamental para que o nosso organismo funcione em equilíbrio. O ideal é fazer a hidratação ao longo de todo o dia, bebendo pequenas quantidades de água.

  1. Enriqueça o cardápio com alimentos saudáveis

Nosso corpo precisa de diferentes nutrientes, sendo que cada um deles atua de uma forma diferente. Portanto, é fundamental termos um cardápio variado a fim de garantir todas as substâncias necessárias para termos boa saúde. Enriqueça sua dieta com verduras, frutas, legumes, grãos, tubérculos, raízes, sementes, proteínas magras e tudo aquilo que contenha substâncias benéficas.

  1. Evite alimentos que fazem mal

Alguns grupos alimentares precisam ser evitados, e até mesmo eliminados do cardápio, porque contêm substâncias que acarretam prejuízos para a saúde. Esse é o caso dos doces com açúcar refinado, alimentos gordurosos, ricos em sódio, frituras, farinha de trigo branca, entre outros.

  1. Exercite-se regularmente

A prática regular de atividades físicas, cerca de três vezes por semana, é fundamental para que o sistema cardiovascular seja ativado e reforçado, bem como a respiração. Os exercícios também ajudam a manter a flexibilidade do corpo, contribuindo para boa postura e amplitude de movimento.

  1. Durma bem

Dormir é fundamental para que o nosso organismo consiga se recompor do desgaste ao longo do dia. Mas é importante que tenhamos uma boa qualidade de sono, mantendo um horário fixo para ir dormir e acordar, com a quantidade adequada de horas para de fato descansar.

  1. Combata o estresse

O estresse é uma resposta do nosso organismo quando ele se sente sobrecarregado de alguma forma. Desencadeia sintomas físicos e emocionais, e deve ser combatido para que isso não acarrete desequilíbrios que deixem o organismo suscetível a doenças e problemas. Isso pode ser feito por meio da prática de atividades relaxantes e evitando o excesso de tarefas.

  1. Faça checkups

Quando os problemas são descobertos ainda em seu estágio inicial fica mais fácil tratá-los. Por isso, os checkups anuais são fundamentais para observar como está o organismo, a fim de iniciar tratamentos precoces ou adotar medidas preventivas que ajudem a manter a boa saúde.

  1. Cuide da saúde mental

Não é somente o corpo que precisa estar em equilíbrio para termos uma saúde perfeita. A mente também tem uma forte influência sobre o organismo e, por isso, precisa estar saudável. Além de combater o estresse, procure controlar a ansiedade e cultive pensamentos positivos para evitar irritações e a depressão.

  1. Abandone hábitos nocivos

O uso de tabaco, o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e drogas ilícitas abalam gravemente a saúde do nosso organismo. Esses são hábitos que precisam ser abandonados para que nossos órgãos não sejam afetados pelas toxinas presentes nessas substâncias.

Veja também: 8 Alimentos que toda criança precisa comer.

  1. Controle o peso corporal

Dependendo do porte físico de uma pessoa e do seu sexo biológico existe um peso corporal considerado como saudável. É importante que ele seja mantido dentro do limite, nem a mais nem a menos, para que o organismo se mantenha em equilíbrio e não esteja suscetível a doenças.

Ter uma boa saúde não é tão difícil quanto parece. Só precisamos de um pouco de disciplina e comprometimento com nós mesmos. Cultivando hábitos saudáveis e evitando aqueles que podem nos prejudicar, mantemos o organismo em equilíbrio alcançando ainda mais qualidade de vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *