BLOG

A importância do diagnóstico precoce do câncer de mama

Qual a importância?

Quando você faz o diagnóstico precoce de um câncer de mama que ainda está na fase de calcificação, ou seja, na fase inicial (in situ), menor que 0,5 centímetros, sem comprometimento dos gânglios da axila, que é a região mais próxima quando a doença avança sem permitir que essas células cancerosas evoluam para o pulmão, fígado, ossos e cérebro, há uma chance de cura.

Dependendo da situação em que o tumor for diagnosticado, apenas retirando-o, fazendo um bloqueio hormonal ou fazendo uma avaliação mais precisa com pequenos procedimentos, podemos obter a cura do câncer.

Por isso, é importante fazer a avaliação semestral e analisar o histórico familiar. Quando tiver alguma dúvida, faça o procedimento, faça uma punção, faça uma biópsia, porque se você encontrar um câncer de mama com diagnóstico precoce, às vezes, só a retirada de um nódulo de mama cancerígeno é suficiente para curar o paciente.

É diferente quando no câncer de mama o nódulo é maior, com os gânglios comprometidos e metástase à distância. Pode haver cura, mas à custa de bastante sacrifício, muita luta e muitos tratamentos.

Contudo, essa é a explicação mais simples para entender porque se deve fazer o diagnóstico precoce de um câncer de mama ou qualquer outro tipo de câncer.

dr salim assinaturafaixa assinatura Dr SalimDr. Salim

CRM-SP 43163

É conhecido também como médico da família. Formado em 1981, na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, concluindo residência dois anos depois, em 1983. Desde então, atua como clínico geral no Hospital Sírio Libanês, além de atender também em sua clínica privada.

faixa assinatura Dr Salim

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OU MANDE UMA MENSAGEM