BLOG

A infecção do pulmão pode se tornar uma pneumonia

Um comprometimento do pulmão quando a infecção por um micro-organismo, bactéria, vírus, fungo ou outros tipos de infecção, causada por micro-organismos, quer dizer, microscópicos seres vivos no pulmão, é uma pneumonia.

Pode ser bacteriana, viral, fúngica, bacteriana de outro tipo, por exemplo, a tuberculose. Tem uma série de germes que podem comprometer o pulmão levando a uma pneumonia. Toda infecção pulmonar é uma pneumonia.

Nem sempre você encontra o germe que está causando isso e nem sempre uma pneumonia, inflamação no pulmão, é causada por germes. Pode ser alérgica ou imunológica, mas toda infecção pulmonar é por definição uma pneumonia.

Como a pneumonia parcial pegando o lóbulo do pulmão, como a broncopneumonia pegando os dois pulmões, mas é uma pneumonia. Toda infecção pulmonar por definição é uma pneumonia.

dr salim assinaturafaixa assinatura Dr SalimDr. Salim

É conhecido também como médico da família. Formado em 1981, na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, concluindo residência dois anos depois, em 1983. Desde então, atua como clínico geral no Hospital Sírio Libanês, além de atender também em sua clínica privada.

faixa assinatura Dr Salim

6 Comentários

  1. Cida

    Por favor. Quando a pneumonia está tratada. É normal ainda ter alguma tosse?
    E quanto tempo a pessoa demora para se estar completamente recuperada?
    Obrigada

    Responder
      • Antônio Soares

        Olá dr.minha mãe teve início de pneumonia e o médico passou antibiótico e antiinflamatórios pra ela tomar por sete dias,ela vai fazer 80, é preocupante isso Dr?

        Responder
        • Dr Salim

          Olá, Antônio. A reação desses medicamentos varia de pessoa para pessoa. O ideal é se informar com o próprio médico que indicou, já que o mesmo possui maior conhecimento sobre o quadro clinica da sua mãe. Espero ter ajudado e obrigado

          Responder
  2. Maria Aparecida Grigoleti

    Minha mãe está com fibrose pulmonar avançada e o médico passou Imuran além de meticortem mas o organismo não está reagindo. Ela tem 77 anos……e desde 7 meses atrás faz uso de oxigênio ( 5l ) 24 hrs.
    Não sinto melhora….hj mesmo voltou para hospital ( a quarta vez ). Estou desolada…

    Responder
    • Dr Salim

      Olá. Maria. Nesses casos, o ideal é procurar o médico que acompanha sua mãe e pedir que altere os medicamentos ou as dosagens, pois não está fazendo efeito. Apenas esse médico poderá alterar o método de tratamento, já que é o profissional que possui maior conhecimento sobre o quadro clínico de sua mãe.
      De qualquer forma, tenho um post sobre fibrose pulmonar que pode te ajudar, dê uma olhada: https://drsalim.com.br/fibrose-pulmonar-o-que-e/ Obrigado!

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OU MANDE UMA MENSAGEM

 

WhatsApp Agende sua consulta