BLOG

Anemia aplástica: o que é, sintomas e tratamento

O que é?

A anemia plástica é uma doença rara e a forma mais grave das anemias. Decorre da falta de produção medular, caracterizando-se por diminuição de todos os elementos no sangue periférico e na medula.

 

O que pode provocar a doença?

Diversas são as causas prováveis que lesam a produção celular da medula óssea. As principais causas são: agentes físicos (irradiações e radioterapia), químicos (tintas, vernizes, fertilizantes, agrotóxicos, derivados de petróleo) infecções virais (hepatite) e medicações (quimioterápicos, anticonvulsivantes, anti-inflamatórios).

 

O que sente o paciente?

Além dos sinais e sintomas gerais de anemia, o paciente apresenta infecções, devido à falta de glóbulos brancos (neutrófilos) e manifestações hemorrágicas causadas pela falta de plaquetas.

 

Como é realizado o diagnóstico?

É confirmado mediante biópsia da medula óssea.

 

Como se prevenir para não ter a doença?

As medidas preventivas devem ser aplicadas aos profissionais que têm contato com os prováveis agentes casuais.

Veja também: Anemia falciforme: o que é, prevenção e tratamento.

 

Como se trata?

Às vezes, a regressão é espontânea. Desde que o paciente tenha um doador, o transplante de medula óssea cura 75% dos portadores de anemia aplástica grave.

dr salim assinaturafaixa assinatura Dr SalimDr. Salim

CRM-SP 43163

É conhecido também como médico da família. Formado em 1981, na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, concluindo residência dois anos depois, em 1983. Desde então, atua como clínico geral no Hospital Sírio Libanês, além de atender também em sua clínica privada.

faixa assinatura Dr Salim

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OU MANDE UMA MENSAGEM

agsdi-whatsapp