Anemia - Dr Salim Médico de Família

Anemia – é sinal de que seu corpo está doente

A anemia significa uma redução no número de glóbulos vermelhos no organismo. Conhecidos também por hemácias ou eritrócitos, os glóbulos são as células responsáveis pelo transporte de oxigênio na corrente sanguínea para todos os órgãos.

As causas são numerosas, mas é possível agrupá-las em 3 tipos: perda de sangue, produção insuficiente de glóbulos vermelhos ou destruição excessiva.

Deficiências de ferro, vitamina B12 e C são os principais motivos comumente encontrados nos doentes com baixa produção de hemácias.

A anemia aguda acontece por uma forte hemorragia em virtude de uma cirurgia, um acidente, um parto. A produção insuficiente de glóbulos vermelhos no sangue ou sua destruição excessiva estão entre os fatores principais do problema.

Distúrbios digestivos e do sistema urinário, assim como a perda menstrual abundante podem ser o gatilho da anemia crônica.

Os sintomas clássicos da anemia surgem porque seu corpo não está recebendo oxigênio suficiente. Variam de acordo com sua gravidade.

Uma anemia leve provoca fadiga, fraqueza, palidez, unhas fracas e quebradiças sonolência, dor de cabeça, irritabilidade e falta de ar pós subir uma escada ou praticar exercício físico.

Em casos mais sérios, a pessoa anêmica sofre desmaios, vertigens, taquicardia acompanhado de suor excessivo. Nos idosos, a anemia se dá com dores do peito, a angina.

Toda anemia merece uma investigação clínica e laboratorial para fechar um diagnóstico com tratamento adequado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *