BLOG

Anemia hemolítica

O que é?

A anemia causada por destruição aumentada dos glóbulos vermelhos é chamada anemia hemolítica. Caracteriza-se pela vida encurtada dos glóbulos vermelhos e é causada por diversos mecanismos. Pode ser adquirida ou hereditária.

 

Quais são as anemias hemolíticas adquiridas?

As anemias hemolíticas adquiridas são, geralmente, as “autoimunes”, ou seja, causadas por anticorpos produzidos pelo próprio sistema imune do paciente que agridem a membrana dos eritrócitos, produzindo uma destruição precoce dessas células.
Os principais tipos de anemias hemolíticas adquiridos são a anemia hemolítica do recém-nascido e as causadas por infecções, ingestão de medicamentos, ou decorrentes de neoplasias.

 

Como são classificadas as anemias hemolíticas adquiridas?

Essas anemias são classificadas de acordo com as propriedades térmicas do anticorpo anti-hemácia.

  • Anticorpos reativos ao calor (anticorpos quentes) ligam-se às hemácias mais avidamente a 37º C. as principais doenças onde encontramos as anemias hemolíticas com anticorpos quentes são as colagenoses ou doenças autoimunes, leucemia linfoide crônica (tipo de câncer de fonte produtora de glóbulos brancos) e linfomas.

 

  • As anemias que reagem ao frio (anticorpos a frio) raramente interagem com antígenos (substâncias estranhas ao organismo, que estimulam o sistema imunológico a produzir anticorpos) de eritrócitos à temperatura normal do corpo, mas apresentam afinidade maior à medida que a temperatura se aproxima de 0º C. Os principais agentes que produzem anticorpos frios são a mononucleose infecciosa (doença infectocontagiosa de etiologia viral), mico plasma (germe causador de infecções nos pulmões e genitais) e infecções virais.

 

Quais são as manifestações clínicas características das anemias hemolíticas?

Os sinais e sintomas gerais de anemia, acrescidos de icterícia. O baço pode estar aumentado.

 

Como se faz o diagnóstico?

História clínica do paciente, enfocando estados infecciosos, medicamentos, transfusões de sangue e doenças associadas. Os exames laboratoriais são: hemograma e contagem de reticulócitos, dosagem de bilirrubinas, DHL, dosagem da haptoglobina e teste de Coombs direto e indireto.

 

Como se trata?

Após estabelecer o diagnóstico e a causa provável, em geral, utilizam-se como terapêitica os corticosteroides e imunossupressores.

 

Como se pode prevenir?

Nas anemias hemolíticas com anticorpos frios evitar o resfriamento das mãos e pés.

 

Quais são as anemias hemolíticas hereditárias?

As anemias hemolíticas hereditárias são decorrentes de defeitos causados em diversas etapas da produção dos glóbulos vermelhos. Elas apresentam um caráter genético hereditário. As mais importantes são: anemia falciforme, talassemia e esferocitose familiar.

dr salim assinaturafaixa assinatura Dr SalimDr. Salim

É conhecido também como médico da família. Formado em 1981, na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, concluindo residência dois anos depois, em 1983. Desde então, atua como clínico geral no Hospital Sírio Libanês, além de atender também em sua clínica privada.

faixa assinatura Dr Salim

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OU MANDE UMA MENSAGEM

 

WhatsApp Agende sua consulta