BLOG

Anemia por deficiência de ferro (ferropriva)

O que é?

A deficiência de ferro é a forma mais comum de carência nutricional, tanto nos países em desenvolvimento, quanto nos países desenvolvidos. É comprovadamente a causa mais comum de anemia, tanto na prática médica geral, quanto na prática de hematologia clínica.

O ferro é um elemento que faz parte da composição da hemoglobina. É absorvido na primeira porção do intestino delgado, o que é facilitado pela presença do ácido gástrico.

Encontra-se em quantidades variadas em diversos alimentos: carne vermelha, leite, queijos e alguns legumes, como feijão e beterraba.

 

Quais são as causas?

Baixa ingestão – Dieta pobre em ferro, principalmente em lactantes, crianças e indivíduos vegetarianos.

Falta de absorção – Em indivíduos com doenças inflamatórias do tubo digestivo como, por exemplo, colites.

Perda crônica de sangue, levando à deficiência de ferro – Como acontece em indivíduos com hemorroidas, hérnia do hiato do diafragma, neoplasias (tumores) do tubo digestivo, diverticulose (formações saculares que acometem o intestino, principalmente), úlceras gástricas ou do intestino delgado e verminoses.

Em mulheres, a perda menstrual abundante, associada ou não a miomas uterinos (tumores benignos do útero), constitui a causa principal de anemia ferropriva.

A gastrectomia (cirurgia com retirada parcial ou total do estômago) poderá ocasionar anemia com deficiência não só de ferro, como também de vitamina B12 e ácido fólico.

 

Quais são as manifestações clínicas?

Além dos sintomas gerais de anemia, encontramos na anemia por deficiência de ferro particularidades como unhas fracas e quebradiças, cabelos quebradiços, diminuição das papilas da língua e fissuras labiais.

 

Como se faz o diagnóstico?

História clínica (enfocando ingestão de alimentos e perdas sanguíneas) e exame físico.

Exames laboratoriais gerais: no hemograma encontramos diminuição de todos os parâmetros da série vermelha. A dosagem de ferro e da ferritina encontra-se também diminuída.

Exames de investigação de perda oculta de sangue incluem: endoscopia, estudo do trânsito intestinal, colonoscopia e pesquisa de sangue nas fezes. Em mulheres, a ultrassonografia de pelve deve sempre ser realizada.

Veja também: Anemia falciforme: o que é, prevenção e tratamento

 

Como se trata?

  • Correção da causa desencadeante da anemia.
  • Orientação dietética;
  • Reposição do ferro perdido.

dr salim assinaturafaixa assinatura Dr SalimDr. Salim

CRM-SP 43163

É conhecido também como médico da família. Formado em 1981, na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, concluindo residência dois anos depois, em 1983. Desde então, atua como clínico geral no Hospital Sírio Libanês, além de atender também em sua clínica privada.

faixa assinatura Dr Salim

6 Comentários

  1. Michelle

    Eu estou com anemia e minha plaqueta está baixo tenho que fazer uma serugia porém enquanto eu não melhorar não posso estou tomando sulfato ferroso tem outro medicamento e ajuda

    Responder
    • Dr Salim

      Olá, Michelle. Existem diversos medicamentos, porém, cada caso é específico. Não conseguirei indicar algum sem ter os seus exames em mãos e acompanhamento médico. O que eu posso recomendar é retornar ao médico que possui maior conhecimento sobre o seu caso e esclarecer essa dúvida. Espero que ajude e obrigado por me acompanhar!

      Responder
        • Dr Salim

          Olá, Veranilde. Os medicamentos variam de caso para caso e deve ser receitado pelo médico que lhe acompanha e possui maior conhecimento sobre o caso. Espero ter ajudado e obrigado por me acompanhar!

          Responder
    • Veranilde Nunes Siqueira.

      Meu nome é Veranilde Nunes Siqueira. Estou com carência de ferritina e ferro serico no organimo.Qual o tratamento?

      Responder
      • Dr Salim

        Existem diversos tratamentos. O ideal é retornar ao médico que lhe acompanha e esclarecer essas dúvidas.

        Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OU MANDE UMA MENSAGEM

agsdi-whatsapp