Independente da idade, asma e bronquite provocam uma dificuldade respiratória no paciente . O simples ato de respirar gera todo um esforço para fazer o ar entrar e sair dos pulmões. Tomar bastante água é recomendação básica para eliminar as secreções.
Asma
Trata-se de uma doença crônica. A asma torna a respiração muito mais difícil em relação à bronquite. Na asma, os brônquios se fecham devido à inflamação que provoca esses espasmos, causando falta de ar excessiva e muito desconforto para respirar.
Causas
As causas podem ser genéticas, hereditárias e acionadas por determinados cheiros, pó ou pólen.
Sintomas
Os sintomas da asma são chiado no peito e dificuldade para soltar o ar. A pessoa com asma pode passar bem algumas temporadas e de uma hora para outra , enfrentar uma crise.
Tratamento
Atualmente, há vários fármacos que protegem os doentes de crises agudas, inclusive as tradicionais bombinhas. Use apenas sob recomendação médica.
Bronquite
A bronquite é uma doença aguda , causada por vírus ou bactérias que inflamam a parede dos brônquios e geram muita secreção. Em demasia,esse muco impede a passagem de ar, o que acarreta no cansaço enorme para respirar deixando muito chiado no peito.
Fumantes podem ser acometidos da bronquite crônica que provoca tosse constante acompanhada de catarro.
Causas
Poluentes ambientais e químicos como poeira, tintas, inseticidas, ácaros além do cigarro servem de gatilho para o aparecimento da bronquite.
Sintomas
O principal sintoma da bronquite é a tosse seca ou com um muco. Chiado é falta de ar também são reclamações constantes dos pacientes
com bronquite.
Tratamento
A bronquite aguda dura no maximo 10 dias, já a crônica , só com o abandono do cigarro. Medicamentos broncodilatadores , antibióticos, e anti-inflamatórios só devem ser usados com acompanhamento médico.
Quem tem bronquite ou asma, deve evitar ficar por muitas horas em ambientes com ar condicionado.