Bronquite e Asma - Dr Salim Médico de Família

Bronquite e asma afetam as vias respiratórias mas são doenças distintas

Independente da idade, asma e bronquite provocam uma dificuldade respiratória no paciente . O simples ato de respirar gera todo um esforço para fazer o ar entrar e sair dos pulmões. Tomar bastante água é recomendação básica para eliminar as secreções.

Asma

Trata-se de uma doença crônica. A asma  torna a respiração muito mais difícil em relação à bronquite. Na asma, os brônquios se fecham devido à inflamação que provoca  esses espasmos, causando falta de ar excessiva e muito desconforto para respirar.

Causas

As causas podem ser genéticas, hereditárias e acionadas por determinados cheiros, pó ou pólen.

Sintomas

Os sintomas da asma são chiado no peito e dificuldade para soltar o ar. A pessoa com asma pode passar bem algumas temporadas e de uma hora para outra , enfrentar uma crise.

Tratamento

Atualmente, há vários fármacos que protegem os doentes  de crises agudas, inclusive as tradicionais bombinhas. Use apenas sob recomendação médica.

 

Bronquite

A bronquite é uma doença aguda , causada por vírus ou bactérias que inflamam a parede dos brônquios e geram  muita secreção. Em demasia,esse muco  impede a passagem de ar, o que acarreta no cansaço enorme para respirar deixando muito chiado no peito.

Fumantes podem ser acometidos da bronquite crônica que provoca tosse constante acompanhada de catarro.

Causas

Poluentes ambientais e químicos como poeira, tintas, inseticidas, ácaros além  do cigarro servem de gatilho para o aparecimento da bronquite.

Sintomas

O principal sintoma da bronquite é a tosse seca ou com um muco. Chiado é falta de ar também são reclamações constantes dos pacientes

com bronquite.

Tratamento

A bronquite aguda dura no maximo 10 dias, já a crônica , só com o abandono do cigarro. Medicamentos broncodilatadores , antibióticos, e anti-inflamatórios só devem ser usados com acompanhamento médico.

Quem tem bronquite ou asma, deve evitar ficar por muitas horas em ambientes com ar condicionado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>