Gripe e resfriado - Dr Salim Médico de Família

Casos de Gripe e resfriado disparam no outono

A gripe é uma doença viral aguda provocada pelo vírus influenza, A, B e C. Os vírus do tipo A são mais frequentes e causadores das epidemias e pandemias (nível global). Seu período de incubação é muito curto com uma taxa de transmissão muito elevada.

Em muitos casos, se a pessoa está debilitada, a gripe caminha para pneumonia, traqueobronquite e a morte. A preocupação da gripe é maior com as crianças e os idosos. A doença aguda resolve-se, na média, em 5 dias, com uma recuperação em até 15 dias.

 Gripe

Transmissão da gripe

A gripe é transmitida pelas gotículas da saliva expelidas pela pessoa contaminada ao tossir, espirrar ou assoar o nariz.  Nos ambientes fechados, a propagação do vírus da gripe se acelera. A incubação se dá em até dois dias e o contágio, em média, de cinco dias.

 

Sintomas da gripe

– Febre alta

– Calafrios

– Dores nas articulações

– Tosse

– Espirro

– Irritação nos olhos

– Fadiga

– Náuseas e vômitos

 

Tratamento da gripe

Utilize medicamentos para aliviar os sintomas como analgésicos, descongestionante nasal

Antibiótico só é prescrito se surgir uma infecção bacteriana secundária à gripe

 

Prevenção da gripe

A principal medida é a vacinação que deve ser repetida todos os anos, especialmente nos grupos de risco: idosos, crianças e doentes crônicos.

– Evite mudanças bruscas de temperatura

– Não se agasalhe demais

– Beba muito líquido

– Passar álcool nas mãos a fim de higienizá-las

 

Resfriado

O resfriado comum conhecido também por constipação é causado pelo rinovírus e coronavírus. Trata-se de uma infecção com secreção, coriza, congestão nasal, tosse, garganta inflamada, rouquidão, perda de voz e perda de apetite. Pode haver também dor de cabeça e mal-estar geral. Geralmente, as crianças têm febre quando estão com resfriado. Não é grave, mas lidera a falta nas escolas e no trabalho. As mulheres entre 20 e 30 anos ficam com mais resfriado do que os homens por duas razões: o maior contato com as crianças e maior suscetibilidade às infecções no período menstrual.

Um simples resfriado é curado com a ingestão de muito liquido, alimentação saudável e medicamentos simples que não necessitam de receita. Há casos raros de complicações de resfriado com o surgimento de infecções bacterianas secundárias que provocam sinusite, dor de ouvido, asma e bronquite.

 

Transmissão do resfriado

O vírus e transmitido por via aérea através do espirro e tosse devido as gotículas das secreções contaminadas. E a contaminação ocorre pelo ar e quando a pessoa leva mão à boca ou ao nariz.

 

Sintomas do resfriado

Os sintomas mais frequentes do resfriado comum duram de cinco a sete dias; em alguns casos, até duas semanas. A presença de secreção nasal é comum assim como dor de garganta com catarro, dor de cabeça, espirros e sensação de moleza no corpo.

Em geral, as regiões corporais mais afetadas são o nariz (rinites), a garganta (faringites) e os seios paranasais (sinusites).

 

Tratamento do resfriado

De acordo com os sintomas:

– Febre, antitérmico.

– Tosse, xarope ou gargarejo

– Nariz congestionado, anti-histamínicos, descongestionantes nasais

– Lavagem das narinas com soro fisiológico

– Repouso

– Suspensão dos exercícios físicos

 

Prevenção do resfriado

– Evite ficar com os pés frios

– Cabeça com cabelos molhados são um gatilho

– Má alimentação com refeições pobre em nutrientes

– Lavar sempre as mãos com água e sabão

– Passar álcool nas mãos a fim de higienizá-las

 

Diferenças da Gripe comum e do Resfriado

Sintomas

Resfriado Gripe

Início

Lento e gradualSúbito
FebreRara e temperatura ligeiramente febril

Frequente , moderada ou elevada

Calafrios e arrepiosRaros

Frequente

Tosse

Pouco frequenteFrequente, às vezes, intensa

Dor de cabeça

RarasModerada à intensa
Dor muscularPouco frequente

Frequente, às vezes, intensa

FraquezaLigeira

Frequente, às vezes, intensa

Leia também outras postagens relacionadas às doenças de outono: Doenças de outono: como prevenir?Cuidado com as alergias nessa época no ano!Rinite, uma alergia que atinge até 30% da população.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>