BLOG

Causas de dores nas pernas

Dor nas pernas é um dos sintomas comuns no consultório médico de um clínico, ortopedista, neurologista, angiologista (cirurgião vascular), ortopedistas, etc.

 

Causas

As dores nas pernas podem ser causadas por muita coisa e o mais difícil de nós médicos é conseguirmos caracterizar o porquê da dor nas pernas. Por exemplo, a pessoa que joga futebol, torceu o joelho e está com muita dor, sabemos que é uma dor localizada e com definição clara.

Quando a dor nas pernas é meio vaga, uma dor que não dá para ser bem caracterizada, se pega em uma perna ou nas duas, o horário que ela ocorre, se é relacionada com algum problema, por exemplo, o uso de algum sapato, esporte ou tipo de exercício diferente, etc, tudo isso tem que ser caracterizado.

 

Trombose arterial aguda

Se a pessoa tem uma trombose arterial aguda e de repente tem uma dor súbita na perna, a perna fica gelada e arroxeada, o sangue para de circular, é uma dor de trombose arterial aguda, é uma urgência importante, tem que ser vista rapidamente e causa dor nas pernas.

 

Hérnia de disco lombar

A pessoa pode ter dor nas pernas por uma hérnia de disco lombar, que é uma compressão radicular, ou seja, os nervos que saem do local que irrigam as pernas estão apertados por uma hérnia ou osteofitose (bico-de-papagaio) e levam dor nas pernas, mas a dor tem característica, é irradiada, sai das costas, passa pelas nádegas e vai para as pernas.

 

Varizes

O pessoal pode ter dor na perna por causa das varizes. Ficou o dia inteiro trabalhando com as pernas para baixo e o retorno venoso é mais difícil, gerando dor como se fosse um peso nas pernas.

 Veja também: Varizes: quando é preciso operar?

 

Diabetes

A pessoa que é diabética e tem uma neuropatia diabética, sente dor, queimação ou choques nas pernas, a dor é diferente de uma perna para outra, piora à noite, quando se deita o próprio lençol ao passar em cima da perna dá uma sensação de queimação com choques e pode ser uma causa neurológica, ortopédica, vascular, etc.

Resumindo, não é normal, toda pessoa que tem dor nas pernas precisa procurar um médico. Segundo o diagnóstico, é necessário ser feito com uma boa avaliação médico, boa história e exame físico. A partir daí, fazer os exames para concluir um diagnóstico adequado e poder tratar o que for necessário.

dr salim assinaturafaixa assinatura Dr SalimDr. Salim

CRM-SP 43163

É conhecido também como médico da família. Formado em 1981, na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, concluindo residência dois anos depois, em 1983. Desde então, atua como clínico geral no Hospital Sírio Libanês, além de atender também em sua clínica privada.

faixa assinatura Dr Salim

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OU MANDE UMA MENSAGEM

agsdi-whatsapp