Caxumba mata?

caxumba é uma doença viral e contagiosa, que pode dar parotidite, pancreatite e uma série de inflamações no organismo do ser humano. De acordo com Dr. Salim Médico de Família, é uma doença benigna, que se cura por um tempo e não tem tratamento. Na verdade, o tratamento é basicamente sintomático e a pessoa fica o período de repouso.

Até o final do ano passado, o Centro de Vigilância Epidemiológica registrou 4.193 casos de caxumba no Estado de São Paulo. Por isso, é importante ficar alerta. A doença é transmitida por meio de gotículas de saliva, em espirros, tosse ou talheres contaminados, e se caracteriza pelo inchaço no pescoço, em um ou ambos os lados. Os sintomas iniciais são febre, dor de cabeça e dor no corpo, que podem ser confundidos com um resfriado.

Complicações da caxumba

A mais famosa complicação conhecida é a orquite, que ocorre quando a caxumba atinge os testículos. Muitas pessoas acreditam que a doença desce para o testículo, mas isso não é verdade, porque não adianta  deixar os meninos de cabeça para baixo, porque não há essa relação.
Segundo Dr. Salim Médico de Família, a caxumba não costuma matar. A incidência de complicações fatais é praticamente zero. Toda doença infecciosa pode ter complicações atípicas, raras, que podem levar a alguma complicação maior e até a óbito.
No caso da caxumba, há incidência de complicações como meningite, infecção secundária por bactéria, alguma encefalite, alguns problemas no fígado, insuficiência renal, hemorragia. No entanto, é necessário ressaltar que isso é muito raro de acontecer.
Portanto, caxumba não mata. Pelo contrário, é uma doença absolutamente benigna. É uma doença autolimitada, ou seja, tem um tempo de duração e passa. Mas, é evidente que existem complicações inerentes àquele ser humano que adquiriu a doença, que até pode trazer infelizmente ao óbito.

dr salim assinaturafaixa assinatura Dr SalimDr. Salim

CRM-SP 43163

É conhecido também como médico da família. Formado em 1981, na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, concluindo residência dois anos depois, em 1983. Desde então, atua como clínico geral no Hospital Sírio Libanês, além de atender também em sua clínica privada.

faixa assinatura Dr Salim

3 Comentários

  1. Alexandra Tqyssa

    Quando uma pessoa está cm caramba e ela fica surda ela fica de um lado ou dos dois? ????

  2. Jennifer

    Isoo faz com oq fica surdo ou não….?????…. R:

MANDE UMA MENSAGEM