Colelitíase, você sabe o que é?

Meus amigos internautas fui pego de supetão com a seguinte pergunta: Doutor o que é Colelitíase?  Nome bonito, até difícil de escrever e falar o que é.

O que significa Colelitíase?

Colelitíase significa a presença de cálculos na vesícula biliar . A vesícula biliar que fica encostada no fígado tem como função, receber a bili produzida pelo fígado, desidrata e retira liquido da billi e guarda a bili lá dentro da vesícula, e quando o ser humano se alimenta, ela contrai e joga bili para intestino, para fazer a digestão.

A bili faz emulsificação dos alimentos faz aquele bolo . Tem gente que forma pedras na vesícula, pedras as vezes pequenininhas chamadas de micro cálculos ou pedras médias ou pedras grandes.

Cálculos na vesícula, o que fazer ?

Quando a pessoa tem cálculos na vesícula, principalmente cálculo pequenininhos, ela tem que ter em mente, que um dia esse cálculo pode entupir a vesícula ou pode sair da vesícula e andar por um canal chamado colédoco e parar no intestino e por ali passa por um lugar chamado pâncreas, podendo causar uma pancreatite.

Então cálculos na vesícula, principalmente os cálculos pequenos, tem que haver uma conversa muito bem feita, entre o paciente e o seu médico.

Porque muita gente indica, e eu acho que com razão, a retirada dessa vesícula, para evitar que haja uma infecção na vesícula ou uma pancreatite ou uma obstrução do canal que vai da vesícula até o intestino.

Principalmente se for um obeso diabético ou paciente oncológico ou paciente imunossuprimidos.

Pacientes que se tiverem um problema desses na vesícula, este problema poderá ser muito grave, poderá até tirar a vida de uma pessoa.

Então, colelitíase são cálculos na vesícula, quando são cálculos grandes, dá até para se pensar se pode deixar esta vesícula ali ou não.

Veja também: Obesidade pode triplicar o número de casos de pedra na vesícula biliar.

Agora cálculos, pequenos que podem passar pelo canal da vesícula ou entupir a vesícula ou entupir o canal do colédoco, que vai da vesícula ao intestino,Ou entupir o canal do pâncreas, levando á uma pancreatite, teoricamente têm indicação cirúrgica, mesmo que a pessoa não, sinta nada, para prevenir um problema maior. Então é isso que significa colelitíase.

Até a Próxima.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *