Como-se-prevenir-do-cancer-de-pele-neste-verao-por-dr-salim-medico-de-familia-hospital-sirio-libanes- FACEBOOK-DESTACADA

Como se prevenir de câncer de pele no verão

A radiação solar incide sobre a Terra em todas as estações do ano, porém, quando chega o verão ela é intensificada. Por isso, é preciso ter cuidado redobrado para não sofrer queimaduras e também evitar o desenvolvimento do câncer de pele.

Esse é um dos tipos de tumores mais comuns e que representa cerca de 30% de todos os casos registrados no Brasil. Todos os anos são diagnosticados novos casos, e é por isso que reforçamos a necessidade de adotar medidas preventivas.

Neste post explicaremos para você o que é preciso fazer para proteger a sua pele e evitar que a radiação solar traga para problemas para sua saúde. Continue lendo e veja como cuidar melhor de si mesmo e também da sua família.

Esteja atento ao horário ideal para exposição solar

O sol é necessário para manter a nossa saúde porque ele estimula a vitamina D em nosso organismo. Porém, para desfrutar dos seus benefícios é necessário que a exposição solar seja feita em horários mais seguros.

O ideal é que as atividades ao ar livre sejam realizadas antes das 10 horas da manhã e após as 16 horas da tarde. Nesses períodos a radiação solar é menor e oferece menos riscos de problemas. Nos demais horários o ideal é não se expor, mas se isso for necessário é fundamental o uso do protetor solar.

Aplique protetor solar todos os dias

O ideal é que você não saia de casa no verão sem aplicar em sua pele o protetor solar com fator mínimo de 30 FPS e filtro UVA e UVB. Todas as áreas que ficam expostas devem ser protegidas com o produto, inclusive pequenas porções de pele como a nuca, os pés e as orelhas.

Também não se esqueça de que é preciso reaplicar o produto de acordo com as especificações do fabricante. Então, leia com atenção o que diz o rótulo e proteja sua pele mais uma vez assim que o tempo de ação tiver chegado ao limite.

Proteja-se adequadamente na piscina ou na praia

Verão é tempo de frequentar com mais intensidade a praia e a piscina, então, você deve ter o cuidado de adotar todas as medidas preventivas. Utilize o protetor solar no corpo, rosto e lábios, e não se esqueça de reaplicá-lo após os mergulhos para garantir a sua eficácia.

Também use chapéu, óculos de sol, roupas com proteção UV e permaneça sempre na sombra. Lembrando que as barracas e guarda-sol mais eficazes são aqueles fabricados em algodão ou lona, evitando o nylon.

Previna-se também durante o trabalho

Alguns profissionais precisam trabalhar ao ar livre, por isso, é fundamental que eles cuidem muito bem da sua pele porque estão expostos à radiação solar em horários de pico. O ideal seria estar sempre protegido com o filtro solar, mas outras medidas também ajudam a não perder a produtividade e ainda assim se prevenir contra o câncer de pele.

Utilize sempre os equipamentos de proteção individual como capacete e óculos escuros. Prefira roupas compridas, sendo ideal que tivessem a proteção UV para filtrar os raios do Sol. Sempre que possível permaneça à sombra para se proteger ainda mais.

E para garantir ainda mais a sua saúde, além de prevenir o câncer de pele durante o verão beba muita água para manter o seu organismo hidratado. Adote um cardápio mais leve, rico em alimentos naturais, e procure sempre evitar se expor ao sol.

Veja mas sobre: Como se prevenir de queimadura do sol. 

O câncer de pele embora tenha altas chances de cura também é um tumor maligno que pode agravar-se significativamente. Por isso, cuide-se em todas as estações do ano, mas redobre os seus cuidados durante o verão para aproveitar o sol e o calor de uma forma mais saudável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *