Como tratar a gastrite?

O significado técnico de gastrite é gastro que significa estômago e ite de inflamação, portanto, é uma inflamação no estômago. Segundo Dr. Salim Médico de Família, existe uma briga muito boa, porque todo mundo diz que tem a doença. Mas, na verdade, muitas pessoas a confundem com a doença do refluxo gastroesofágico. Dessa forma, a gastrite leva muita culpa do que ela não faz.

Além disso, há outra briga com os endoscopistas. Uma pessoa faz a endoscopia. O endoscopista chega com o aparelhinho no estômago e vê uma coloração mais avermelhada do que o normal. Então, tecnicamente, ele diz que isso é uma gastrite. Mas, a pessoa não sente absolutamente nada. Portanto, isso significa que aquilo é algo banal e não uma doença e, assim, não precisa de tratamento.

Entretanto, há um grupo de pessoas que realmente têm a doença, caracterizada por uma erosão de ferimentos na mucosa do estômago, até podendo ter sangramento.

Dr. Salim Médico de Família esclarece que há doenças e hormônios que geram o problema. Existe o fator que é o mais comum para causar gastrite: medicamentos, principalmente os anti-inflamatórios não-hormonais. É uma das causas de uma inflamação intensa na mucosa gástrica, tornando-a bastante inflamada e vermelha, com feridas menores e até maiores, levando á úlcera.

Os sintomas de gastrite

A doença tem como sintomas: dor na boca do estômago, às vezes com irradiação para as costas, associado à piora da dor, dependendo do quanto se alimenta e do tipo do alimento.

De acordo com o Dr. Salim, quando existe um fator de provocação, por parte do medicamento, durante a endoscopia, encontra-se uma mucosa extremamente lesada, até que, conforme o endoscópio encosta na parede do estômago, ela se machuca e solta um pouco de sangue. Isso tudo associado a uma forte dor. Ele ainda destaca outros tipos: gastrite nervosa, que ocorre com grandes emoções; e alcoólica, podendo machucar a parede do estômago.

Existem gastrites que tem como grande característica a dor na boca do estômago. Às vezes, se confunde com refluxo gastroesofágico e dá muita azia, queimação e a pessoa pensa que é gastrite.

Veja também: Você tem gastrite?

O importante é que, muitas vezes, o paciente recebe a informação de que tem o problema, quando na verdade aquela mucosa gástrica é normal e não causa sintoma. Então, vamos ter que resolver a nossa vida com os endoscopistas para parar de classificar isso como uma doença.

dr salim assinaturafaixa assinatura Dr SalimDr. Salim

CRM-SP 43163

É conhecido também como médico da família. Formado em 1981, na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, concluindo residência dois anos depois, em 1983. Desde então, atua como clínico geral no Hospital Sírio Libanês, além de atender também em sua clínica privada.

faixa assinatura Dr Salim

0 comentários

MANDE UMA MENSAGEM