Mononucleose infecciosa – Doença do beijo, conheça

Meus amigos internautas agora vamos num assunto politicamente incorreto, doenças transmitidas pelo beijo.

Doença do beijo - Dr Salim Médico de Família - Hospital Sírio LibanêsTodo mundo vai falar: “quer dizer então que você não quer que eu beije”. Não, fique à vontade, eu acho beijo uma coisa salutar, cada um faz o que quiser. Mas eu preciso mostrar para as pessoas que o beijo, beijo de boca, o famoso beijo de língua, ele é o grau máximo de transmissão de microrganismos, da cavidade oral de uma pessoa para a outra.

Então, quando você é acometido de alguma doença de transmissão respiratória e oral, através da sua saliva, da sua respiração, essa doença com certeza vai ser transmitida para uma outra pessoa no ato do beijo.

É isso, o ato do beijo do ponto de vista técnico, do ponto de vista científico, é a troca de saliva entre duas pessoas.

Então, tudo o que tem na saliva de uma pessoa vai para outra e vice-versa.

Nem sempre o que você tem na sua saliva lhe faz mal, mas poderá causar mal pra outra pessoa, isso é real. Tem uma doença que antigamente era chamada doença do beijo, mas aí ninguém mais gosta de citar essa doença como a doença do beijo, é a mononucleose infecciosa.

Doença do beijo - Dr Salim Médico de Família - Hospital Sírio LibanêsA mononucleose que é a doença causada por um vírus chamado Epstein-Barr, ela é muito comum que um namorado transmite para o outro, entre casais, por que? Porque às vezes a pessoa está com a doença e dá um beijo na outra, não precisa ser um beijo na boca, pode ser o próprio beijo na face, mas há transmissão através de gotículas microscópicas de saliva, há transmissão do conteúdo da sua boca pra outra.

Doença do beijo - Dr Salim Médico de Família - Hospital Sírio LibanêsA mononucleose é uma doença caracterizada por febre, dor de garganta, mal-estar, dor no corpo, vômitos, às vezes tem placas de pus na garganta, pensando que a uma amigdalite bacteriana, e não, é viral, pode ter comprometimento do fígado, dando icterícia, pode ter aumento do baço, e é uma doença que às vezes dura quatro, cinco semanas para se resolver.

É mais comum, é uma doença mais de primavera, mas nessa época onde a molecada está se relacionando bastante, onde existem muitos beijos, numa mesma noite, onde se alguém estiver acometido de alguma doença de saliva, vai transmitir para muitas outras pessoas e ainda estamos na época de frio onde os ambientes ficam muito fechados, a relação das pessoas fica muito mais próxima, este tipo de doença também pode ser transmitido.

Então o beijo pode transmitir doenças?

Pode sim, e através da saliva. Aliás, se alguém pegou alguma doença relacionada ao relacionamento com a namorada ou com o namorado e quiser citar manda uma mensagem, até mostrando o que aconteceu. Uma das doenças que poderia muito bem ser transmitidas pelo beijo é a gripe.

Veja também essa reportagem do Bem Estar da Rede Globo.

Se você não está protegido com a vacina (veja a importância da vacina) e alguém está gripado e vai beijar uma outra pessoa pode transmitir. E tem um grande problema nessa história de transmissão de doenças, você sabe que está gripado é uma coisa, você está num período de incubação da doença, que é o momento que você adquire a doença, ela vai se proliferar dentro do seu corpo, até te dar sintomas, você estará transmitindo essa doença para outras pessoas, sem você mesmo saber que está doente.

Então, o beijo ele pode transmitir sim, muitas doenças, mas isso não significa absolutamente nada, cada um vá curtir seu namorado sua namorada do jeito que quiser, eu respeito e se tiver algum problema, estamos à disposição.

Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *