BLOG

Doenças de coagulação

Onde se encontram os fatores de coagulação do sangue?

No plasma (parte líquida do sangue) é que encontramos os fatores da coagulação, que são proteínas produzidas em nosso organismo (a maioria pelo fígado) e importantes na formação do coágulo dentro dos vasos, impedindo que ocorram sangramentos (isto é, que o sangue saia de dentro dos vasos).

 

Quais são as doenças de coagulação?

Podemos encontrar 2 grupos de doenças: hemorrágicas e as trombóticas.

Como são classificadas as hemorrágicas?

Para a coagulação ocorrer de forma precisa, é importante o bom funcionamento dos vasos, bem como as plaquetas e fatores de coagulação plasmáticos. Qualquer deficiência num destes 3 componentes pode causar hemorragias (sangramentos).

Às alterações dos vasos que causam hemorragias, damos o nome de púrpuras vasculares. Podem ser congênitas (exemplo: púrpura por fragilidade capilar, púrpura familiar, etc).

Às alterações plasmáticas por deficiências de fatores de coagulação, que causam hemorragias, damos o nome de coagulopatias.

Como são classificadas as coagulopatias?

Podem ser congênitas ou adquiridas. Nas coagulopatias congênitas, chamadas hemofilia, o indivíduo nasce com deficiência num dos fatores da coagulação. As doenças mais comuns deste grupo são a hemofilia A (por falta do fator VIII da coagulação), a Hemofilia B (por falta do fator IX da coagulação) e a doença de Von Willebrand (por deficiência do fator de Von Willebrand).

dr salim assinaturafaixa assinatura Dr SalimDr. Salim

É conhecido também como médico da família. Formado em 1981, na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, concluindo residência dois anos depois, em 1983. Desde então, atua como clínico geral no Hospital Sírio Libanês, além de atender também em sua clínica privada.

faixa assinatura Dr Salim

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OU MANDE UMA MENSAGEM

 

WhatsApp Agende sua consulta