Dor de Garganta | Por Dr. Salim – Médico de Família

Meus amigos,vou criar problema com a minha sogra com a minha tia com todas as senhoras que ficam muito bravas quando eu autorizo as crianças os adultos, as pessoas que estão com faringite, amigdalite, com infecção de garganta…
Elas querem dar o que para as pessoas? Leite quente, chá quente, tudo quente e eu brigo.

Falo toma gelado porque o gelado é bom, o gelado da vasoconstricção, é mais fácil de engolir, diminui a dor… Mas aí eu sou criticado as pessoas ficam bravas.

As pessoas mais experientes assim, as donas de casa ficam revoltadas.

“O médico, doutor Salim, vou dar leite gelado pra minha filha que está com uma amigdalite ou está com uma faringite? tenho que dar chá quente, não, não”
Não precisa, se não quiser dar gelado mas dá frio. Um sorvetinho pode? Pode.

Um líquido mais tendendo do frio para gelado é bom é bom, porque o gelado ele é vasoconstritor e ele tem uma ação anti-inflamatória local sim. É só você assistir televisão no jogo de futebol o jogador leva um chute na canela, ele sai do campo a primeira coisa que ele ganha?  Uma gigantesca bolsa de gelo. Ninguém vai pôr bolsa de água quente na perna do camarada.

Aqui que leva uma pancada que tem uma distensão muscular, uma fratura e daí por diante o gelo, o gelado ele é um potente analgésico e anti-inflamatório local.
Eu digo: é a mesma coisa em relação à garganta amígdala, a faringe. Existe uma exceção: tem gente que é alérgico ao frio. Então tudo bem com garganta doendo ou sem garganta doendo essa pessoa quando toma alguma coisa gelada sofre uma irritação, mas normalmente o gelado o bem frio são extremamente bons para inflamação de qualquer natureza.

De agora em diante então, que a gente não tenha medo de dar coisas frias e geladas para o seu filho, seu sobrinho, o seu neto, para você mesmo quando estiver com inflamação de garganta ou dor de garganta. O quente é muito chato, o quente é muito ruim para engolir e piora a inflamação local porque da vasodilatação e aumenta o inchaço da região.

Até a próxima.

 

Um Comentário
  1. Responder
    Antonio Valter Ganzart

    Estou com refluxo na garganta, sensação de alimentos trancado,quanto tempo demora pra passar essa sensação depois do tratamento?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *