É pequeno o risco do nódulo na tireoide ser câncer

Queridos internautas, voltando a falar de tireoide, quero tocar num assunto muito importante. A tireoide é uma glândula onde, de vez em quando, aparecem nódulos, pequenos caroços e que na maioria das vezes não tem problema.

São nódulos ou carocinhos que surgem na tireoide por uma série de motivos, mas apenas pouquíssimos casos evoluem para o câncer, com tumores malignos. A quantidade de câncer de tireoide relacionado ao nódulo na glândula é muito pequena.

Existem maneiras de caracterizar esses nódulos, de pesquisar, monitorar até que você possa concluir que seja um câncer ou não da tireoide, através de exames clínicos e laboratoriais. Não há necessidade de correria muito menos de desespero.

Hoje em dia, até o ginecologista e quase todo mundo da área médica, pede ultrassom de tireoide das pessoas. E o paciente, quando se depara com um nódulo, entra em pânico: estou com câncer.

Eu repito: a minoria dos casos de nódulos caminha para câncer da tireoide. O exame com maior precisão na avaliação dos nódulos tireoidianos é a punção aspirativa

 E ainda, na existência do câncer de tireoide, os tumores crescem lentamente. Lógico que existem alguns tipos raros e graves, mas os demais são facilmente tratados com a cirurgia de retirada da glândula.

O câncer de tireoide não costuma ter recidiva, reaparecer tempos depois. É lógico, que há casos excepcionais onde há metástase, com lesões à distância. Mas na maioria das vezes, tranquilizo vocês, o câncer de tireoide é tratado com cirurgia. Posteriormente, sem a função ativa da glândula, resolve-se o problema com reposição hormonal para o resto da vida.

 A minha dica: quem tem nódulo de tireoide precisa ser bem acompanhado. É preciso tomar muito cuidado ao fazer a punção da tireoide. O resultado não é 100% conclusivo. Pode levantar dúvidas. Existem muitos casos de tireoide benignos que pela dúvida acabam em cirurgia desnecessária.

Procure um especialista, faça o acompanhamento, mas tome muito cuidado para não ser operado sem necessidade. Discuta com o seu médico. Até a próxima.

Mais informações sobre a Tireoide acesse o link https://www.endocrino.org.br/

Um Comentário
  1. Responder
    Isabel Pacheco

    Olá Doutor, hoje fui ao médico levar o resultado do meu ultrassom da tireoide, voltei muito triste porque deu um nódulo de 1,2×0,5cm.eu tenho uma secreção na garganta que engulo é parece que não desce para o estômago, Não sei explicar direito o que é, parece que fica no começo do estômago, Eu tenho refluxo, hérnia de hiato,e como na cidade que moro não tem médico especialista, estou muito preocupada, Dr.o que pode ser está coisa que engulo é fica entre a garganta e o começo do estômago.?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>