Gastrite: é importante tomar cuidado!

A gastrite é uma inflamação da mucosa gástrica e muita gente a acusa como sendo responsável por todo tipo de dor na região do estômago.
De acordo com Dr. Salim Médico de Família, no entanto, muitas vezes as pessoas colocam a culpa na gastrite, mas, na verdade, essa doença não é responsável por nada.

“Muita gente confunde a dor da gastrite (leia também “Gastrite: você realmente tem esta doença?”), mas é dor de refluxo, que é a subida do suco gástrico para o esôfago”, alerta Dr. Salim. Há várias pessoas com este problema, caracterizado por uma fragilidade, que separa o esôfago do estômago. O suco gástrico sobe para o esôfago, dando esofagite, e isso causa dor. “O conteúdo gástrico líquido do estômago, que é muito ácido, quando encontra no esôfago, ele causa inflamação, dor e azia”, explica.

Gastrite:

No caso da gastrite, também há muitas pessoas com este problema e sentem os sintomas. Faz o exame de endoscopia e é constatada a doença, que pode ser leve, moderada e intensa. “O principal da gastrite é que existem medicações que pioram o problema, podendo até levar à hemorragia. Então muito cuidado, você que tem gastrite (veja como tratar), vai tomar muita bebida alcoólica, café em exagero, e chá, que também tem cafeína. E o principal anti-inflamatórios não-hormonais”, orienta Dr. Salim Médico de Família. Segundo ele, esses medicamentos muito em termos de dor, em termos de processo. Mas, quando for tomar, tem que haver proteção do estômago, através de medicamentos, porque os anti-inflamatórios não-hormonais intensificam a gastrite. “Eles tiram a proteção da mucosa gástrica, podendo aí sim levar a uma gastrite, à ulcera, à hemorragia e até perfuração”, afirma.

Portanto, “quando se trata de gastrite, o principal é você saber o que fazer para evitar a sintomatologia (veja quais são os sintomas) de quem tem gastrite. Através de álcool, muito café, muito chá e remédios, principalmente os anti-inflamatórios usados para dor”, conclui Dr. Salim Médico de Família.

Federação Brasileira de Gastroenterologia: http://www.fbg.org.br/

Um Comentário
  1. Eu tenho refluxo, gastrite, hérnia de hiato e trato com Nexum a 6 anos e não fico boa s ó alivia um dia se não tomar o remédio é muita adia que sinto

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>