Gripe, mitos e verdades

Para quem não pôde assistir ao vivo o Programa Todo Seu de Ronnie Von na TV Gazeta.

Assista agora!!!

A vacina da gripe é útil, necessária e não causa gripe. De acordo com Dr. Salim Médico de Família, não existe o vírus da gripe na vacina. “O que acontece é que muita gente está na dúvida se vai tomar vacina ou não, começa a ter sintomas de gripe. Com isso, sai correndo para tomar a vacina. Já está com a gripe instalada e acha que foi a vacina que levou a ter gripe. A vacina de gripe não causa gripe”, esclarece Dr. Salim.

Na verdade, também existem, no caso da vacina da gripe, pequenas reações que podem ocorrer em todas as vacinas. Entre os sintomas estão: mal-estar; reação local, às vezes um processo inflamatório, tranquilo de se resolver; um pouco de dor no corpo; e até casos febre baixa. “Isso é verdade e costuma resolver com algum sintomático e não costuma causar nenhum problema”, explica Dr. Salim Médico de Família. Segundo ele, até existem casos raros em todas as vacinas do tipo da vacina da gripe que podem ter efeitos adversos maiores, mas isso é exceção. Portanto, a reação à vacina é uma coisa tranquila.

Assista também “Doenças de outono, como prevenir?”

Outro fator que é importante ficar atento é que as pessoas costumam ficar mais doentes no inverno, principalmente por meio doenças infectocontagiosas e transmissão respiratória. “Começa a circular um vírus da gripe, que é mutante e anualmente muda o comportamento”, afirma Dr. Salim. Nessa época do ano, as pessoas costumam ficar em ambientes mais fechados e usam mais agasalhos. São locais onde as pessoas estão muito próximas, que além do contato respiratório, espalham microscópicas gotas de saliva pelo ar.

Segundo Dr. Salim Médico de Família, há um detalhe importante: a transmissão dessas doenças ocorrem muito pelas mãos, porque elas ficam o tempo todo em contato com a sua boca, mucosas. Dessa forma, o líquido que contém o vírus acaba sendo transmitido. “Por isso, sempre que possível, é importante lavar as mãos. E um artifício bom é o uso de álcool gel, que inibe a transmissão desses vírus para a comunidade”, orienta.

Veja as principais doenças respiratórias, acesse o link.

Mitos relacionados à gripe:

Há muitos mitos com relação ao sair do banho quente e pegar vento gelado, que isso causa gripe. Para Dr. Salim, não há comprovações dessa relação. “O que acontece é que muita gente tem uma intolerância ao frio. Muitas pacientes que se pegarem um frio, um vento mais gelado, ele vai ter uma dor de gargante, um mal-estar, uma rinite, um corrimento nasal. Mas não estará adquirindo a gripe do vírus influenza”, explica.

Outros mitos associados à gripe são: consumo de vitamina C para prevenir, andar descalço, tomar sorvete, antibióticos para tratar o vírus da gripe. Na verdade, para Dr. Salim Médico de Família, de modo geral, o tratamento da gripe é feito a partir de repouso, tratar os sintomas e dar tempo ao tempo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *