BLOG

Hematúria

O que é?

Os rins recebem um grande volume de sangue a cada minuto (aproximadamente 20% do débito cardíaco), sangue este que será filtrado pelos glomérulos e retornará ao sistema circulatório livre de impurezas. A urina é formada principalmente por água, eletrólitos (sódio, potássio e hidrogênio, entre outros) e toxinas como, por exemplo, ureia e creatinina. No exame de sedimento urinário, pode-se notar, entretanto, alguma quantidade de sangue, chamado eritrócitos. Quando o nível de eritrócitos na urina está elevado, chamamos de hematúria (sangue na urina). A hematúria pode ser microscópica ou macroscópica, quando um volume maior de sangue está presente na urina e é percebido a olho nu.

Quais são as causas?

Hematúria pode ser decorrente de perdas sanguíneas pela uretra, pela bexiga, pelos ureteres ou pelos rins. Sempre que nos deparamos com um caso de hematúria, o mesmo deve ser investigado. Os diagnósticos possíveis são inúmeros, desde cistites e cálculos renais, até tumores das vias urinárias e glomerunefrites.

dr salim assinaturafaixa assinatura Dr SalimDr. Salim

CRM-SP 43163

É conhecido também como médico da família. Formado em 1981, na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, concluindo residência dois anos depois, em 1983. Desde então, atua como clínico geral no Hospital Sírio Libanês, além de atender também em sua clínica privada.

faixa assinatura Dr Salim

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OU MANDE UMA MENSAGEM