Hipertensão arterial, você sabe como controlar?

A hipertensão arterial, popularmente chamada de pressão alta, é ter a pressão arterial, sistematicamente, igual ou maior que 14 por 9. A pressão se eleva por vários motivos (leia minha outra postagem), mas principalmente porque os vasos nos quais o sangue circula se contraem. De acordo com Dr. Salim Médico de Família, uma das atitudes principais para controlar a hipertensão arterial é inibir o máximo possível a ingestão de sal. “O cloreto de sódio é causa de descompensação da hipertensão arterial. A pessoa que tem tendência em ser hipertensa, se ela abusar do sal na comida, isso pode se acentuar”, explica.

E não é apenas o sal que você coloca na comida, Dr. Salim alerta para os alimentos que tem muito sal. “O governo está cada vez mais exigente para se saber qual é o teor de sal dos alimentos. Porque a quantidade de sódio que se ingere no dia a dia, sem perceber, é muito grande”.

Alimentos saudáveis para hipertensão arterial

Portanto, é importante destacar que comida para baixar a pressão não existe, mas sim alimentos salutares que ajudam no controle, como verduras, legumes, frutas e carnes magras são alimentos salutares. Por outro lado, as comidas gordurosas e muito salgadas, como carne de porco, embutidos, salames, também são fatores de piora da pressão arterial.

Quem tem hipertensão arterial tem que saber que esta é uma doença traiçoeira e precisa estar sempre sob controle, com medicamentos, hábitos, exercícios e também uma alimentação saudável. “Lógico que não é proibido comer. Mas no dia a dia, se quem tem hipertensão arterial  evitar esses alimentos e o máximo possível a colocação de sal na comida, ele estará se comportando de maneira adequada para o controle da sua pressão”, finaliza Dr. Salim Médico de Família.

Sociedade Brasileira de Hipertensão: http://www.sbh.org.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *