Anemia - Dr Salim Médico de Família

O melhor tratamento para anemia começa à mesa

Olá meus amigos, as anemias apontam inúmeros problemas no organismo. São o sinal de que há falha sistêmica em algum órgão do corpo. Seu tratamento vai depender do motivo gerador da redução na produção de glóbulos vermelhos ou no aumento da destruição das hemácias.

Tratamento para anemia

O tratamento para anemia por deficiência de ferro é um dos mais simples já que a ingestão do mineral em alimentos favorece à sua concentração e solução do problema.

Carne vermelha, leite, queijos, beterraba, lentilha e feijão são alimentos ricos em ferro. Vegetais verde-escuros como agrião, almeirão, couve, rúcula e espinafre representam o que há de melhor em um prato rico em ferro.

Outros produtos como grãos integrais, pistache, abóbora, vagem, tofu e uva passa também devem fazer parte da vida das pessoas com tendência à anemia.

Há casos de anemia provocadas pela falta de vitamina B12. São fontes alimentares de B12 e um ótimo tratamento para anemia nestas condições, as carnes bovinas e de aves, principalmente o fígado. Ovos e queijos também são ricos em cobalamina, a vitamina B12.

Quando a anemia é de média intensidade, nem sempre apenas a dieta vai recuperar os níveis ideais. Então, surge a necessidade de tomar algumas medicações com o ferro concentrado para reposição do elemento químico perdido.

Só um médico poderá diagnosticar o problema e o melhor tratamento para anemia de cada pessoa.

Um Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *