BLOG

O que é a tireoide?

É muito comum as pessoas falarem que tem problemas na tireoide, sofrem, são gordos ou magros por causa da tireoide.

 

Afinal, o que é tireoide?

A tireoide é uma glândula que se localiza na parte interior do pescoço e é responsável pela produção de um hormônio, chamado de tiroxina (T4).

Qual é a função desse hormônio produzido pela tireoide sob o comando da hipófise? Ele dá a velocidade de funcionamento do nosso corpo, como as divisões celulares, renovações de células, energia, acordar e dormir, crescer cabelo e unha, atividade da frequência do nosso coração, etc.

Se nós fôssemos um automóvel, a tireoide seria o acelerador do carro. Faz de conta que a velocidade normal do nosso corpo seja 80, ao chegar com o pé no acelerador até o 80 é o funcionando normal daquele veículo, chamado ser humano.

Quando você acelera muito esse pedal, o automóvel começa a trabalhar mais rápido e você entra em um sistema de hipertireoidismo, hiper funcionamento da tireoide.

 

Hipertireoidismo

A pessoa fica mais elétrica, mais nervosa, calorenta, trêmula, tem diarreia, cabelo mais fino, unhas quebradiças, mais ansiosa, emagrece. Então, você está tendo uma velocidade muito grande no funcionamento do seu corpo.

 

Hipotireoidismo

Caso contrário, se no acelerador você diminui a velocidade do seu corpo, você estará diante de um hipotireoidismo. A pessoa fica mais lenta, mais cansada e friorenta, quando o outro é mais calorento, ganha peso porque fica mais inchado, sonolento, voz mais pastosa, diminui a atividade, assim, o intestino fica mais preso, a pele ressecada, consistência do cabelo muda, etc.

Temos várias doenças da tireoide, mas o hipertireoidismo é a velocidade acelerada e o hipotireoidismo é a velocidade lenta.

Essas doenças ocorrem três vezes mais na mulher do que no homem. O hipotireoidismo é muito mais comum nas pessoas do que o hipertireoidismo. Quanto mais a idade passa, mais aumenta a chance das pessoas terem doenças na tireoide.

Também tem a classificação do hipotireoidismo que é a doença de Hashimoto e o hipertireoidismo, em algumas situações, é a doença de Graves.

dr salim assinaturafaixa assinatura Dr SalimDr. Salim

É conhecido também como médico da família. Formado em 1981, na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, concluindo residência dois anos depois, em 1983. Desde então, atua como clínico geral no Hospital Sírio Libanês, além de atender também em sua clínica privada.

faixa assinatura Dr Salim

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OU MANDE UMA MENSAGEM

 

WhatsApp Agende sua consulta