O que é câncer?

Hoje, no Dia Nacional de Combate ao Câncer, vamos falar sobre essa doença, que é a segunda principal causa de morte no Brasil e no mundo

O câncer é a proliferação descontrolada de células anormais no organismo. As células normais vivem, separam-se e morrem de forma controlada, já as células cancerosas não obedecem a esses controles e se dividem sem parar. Elas não morrem iguais a uma célula comum, pelo contrário, continuam a se proliferar, invadindo os tecidos e órgãos, e produzindo mais células anormais.

No processo de surgimento de câncer existe a perda do controle de crescimento de um determinado tecido. As células cancerosas sofrem alterações nos genes que controlam e organizam a proliferação celular e, dessa forma, passam a se comportar de forma independente, não mais respeitando regras para manter os tecidos com volume, forma e funções perfeitos. Além de proliferarem de forma desordenada, levando à formação de tumores, essas células cancerosas anormais exercem as funções habituais dos órgãos dos quais se originam.

Outra característica das células cancerosas consiste na capacidade de penetrarem na circulação sanguínea e linfática, alcançando outros órgãos. Dessa forma, essas células conseguem invadir órgãos à distância, multiplicando-se e formando novas áreas tumorais.

Segundo dados do Ministério da Saúde, o câncer é a segunda principal causa de morte no Brasil e no mundo, atrás apenas de doenças cardiovasculares. E, de uma maneira simples, podemos afirmar que o surgimento dessa doença envolve aspectos genéticos e hereditários associados a fatores externos desencadeantes.

Os antecedentes familiares do indivíduo são muito importantes, principalmente em câncer de mama, ovário, intestino e próstata. De 80 a 90% dos cânceres estão associados a fatores ambientais. Alguns deles são bem conhecidos: o cigarro pode causar câncer de pulmão, a exposição excessiva ao sol pode desencadear câncer de pele, o alcoolismo pode causar câncer de amídala e esôfago, alguns tipos do vírus Papiloma são os agentes causadores do câncer de colo uterino.

Outros fatores ambientais de menor impacto, mas não de menor importância, constituem o tipo de dieta, exposição a agentes infecciosos como alguns vírus e bactérias, irradiação ionizante, produtos químicos, entre outros.

De maneira geral, quanto mais precoce o diagnóstico de câncer mais eficaz e simples é o tratamento. O diagnóstico quase sempre exige uma biópsia, que consiste na retirada de fragmentos ou aspirado da lesão suspeita, seguida de análise pelo médico. Em alguns casos, utilizam-se técnicas imunológicas especiais para definição mais precisa da origem celular do material da biópsia e da presença de determinadas estruturas nas células cancerosas.

Existem diversos tipos de cânceres com particularidades para cada órgão e para cada paciente. Porém, podemos classificá-los de uma maneira geral em quatro grandes grupos:

– Carcinomas, que são os mais frequentes e se originam nas células epiteliais ou glandulares com forte tendência a invadir tecidos vizinhos. Por exemplo, cânceres de pulmão, do tubo digestivo, os ginecológicos e de mama, urinários e a grande maioria dos cânceres de pele, com exceção dos melanomas;

– Sarcomas, que se originam em tecidos ósseos, cartilagens, gordura e músculos. Os mais comuns são: sarcoma de Kaposi, que atinge o tecido que reveste os vasos linfáticos; sarcoma de Ewing, que atinge o osso; e o osteosarcoma, o mais comum câncer primário de osso;

– Melanomas, que iniciam nos melanócitos, as células produtoras de melanina (proteína responsável pela tonalidade da pele). Na maioria dos casos, ele se origina na pele, apesar de haver casos de melanoma ocular;

– Hematológicos, que se originam de células de gânglios linfáticos, como os linfomas; e de medula óssea, como a leucemia.

dr salim assinaturafaixa assinatura Dr SalimDr. Salim 

CRM-SP 43163

É conhecido também como médico da família. Formado em 1981, na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, concluindo residência dois anos depois, em 1983. Desde então, atua como clínico geral no Hospital Sírio Libanês, além de atender também em sua clínica privada.

faixa assinatura Dr Salim

0 comentários

MANDE UMA MENSAGEM