O que é o vírus ebola?

Conheça um pouco mais sobre essa doença, que já matou mais cinco mil pessoas no mundo, segundo a OMSO ebola é uma grave doença causada por vírus. Ela, muitas vezes, é caracterizada pelo início de febre, dor de cabeça, dor de garganta, dor muscular, vômito, diarreia e fraqueza. Depois, aparecem os sintomas mais graves, que podem levar à morte, como erupção cutânea, interrupção do funcionamento dos órgãos, deficiência renal e sangramento interno e externo. A partir do contágio, pode levar até 21 dias para os sinais do ebola aparecerem e só transmite a doença quem já apresenta os sintomas.Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, o ebola já matou mais de cinco pessoas no mundo de um número de mais de catorze mil casos desde dezembro de 2013. A epidemia afeta com maior força os países da África, como Guiné, Serra Leoa e Libéria.A doença passa de uma pessoa para outra por meio de contato direto com sangue contaminado, fluidos corporais, como lágrimas, muco, suor, saliva e vômito, ou indiretamente, pelo contato com ambientes contaminados. É importante ressaltar que o vírus ebola não é transmitido pelo ar.Seres humanos também podem pegar o vírus por meio do contato próximo com animais infectados, incluindo chimpanzés, gorilas, antílopes e morcegos que se alimentam de frutas. Os morcegos da família Pteropodidae são considerados os hospedeiros naturais da doença.O diagnóstico do vírus ebola é feito por meio de exames de laboratório, que vão indicar a possibilidade de o paciente estar infectado a partir da baixa de glóbulos brancos e de plaquetas e aumento das enzimas hepáticas. O teste definitivo para diagnosticar a doença é chamado PCR.Não há medicamentos ou terapias específicas contra o ebola já aprovadas. Os pacientes recebem cuidados gerais para aliviar sintomas, como medicamento contra febre, hidratação e alimentação contínua. A mortalidade varia de 50 a 90%, dependendo do subtipo do vírus e do atendimento recebido.

dr salim assinaturafaixa assinatura Dr SalimDr. Salim

CRM-SP 43163

É conhecido também como médico da família. Formado em 1981, na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, concluindo residência dois anos depois, em 1983. Desde então, atua como clínico geral no Hospital Sírio Libanês, além de atender também em sua clínica privada.

faixa assinatura Dr Salim

0 comentários

MANDE UMA MENSAGEM

BLOG

O que é o vírus ebola?

Está ocorrendo na Cidade de São Paulo um surto de toxoplasmose.

O que é

Toxoplasmose é uma doença parasitária causada por um parasita chamado toxoplasma gondii. É transmitido do animal para o homem, o homem se acidenta e se contamina da toxoplasmose. Não há passagem toxoplasmose de um ser humano para outro.

Normalmente, o habitar do toxoplasma gondii é no gato, as fezes do gato são contaminadas pelo toxoplasma. Às vezes existe a ingestão dessa contaminação através das fezes do gato e também das carnes cruas.

Eu acho que esse surto de toxoplasmose deve estar ocorrendo porque de alguma forma, esse germe foi transmitido ao ser humano pela contaminação de carnes e que estão sendo ingeridos pelo ser humano.

Então, a toxoplasmose é causa por um parasita, transmitida por um animal, o animal também pode ser transmitido por outros animais, através da contaminação da carne crua. Rosbife, carpaccio, kibe cru, todas as formas de alimentos que têm a carne crua pode transmitir a toxoplasmose.

Sintomas

Pode ser assintomática, que não tem sintoma nenhum ou sintomática, como:

  • Mal-estar;
  • Aumento de gânglios;
  • Comprometimento do estado geral;
  • Febre;
  • Comprometimento do fígado;
  • Comprometimento ocular, que é a toxoplasmose ocular;
  • Comprometimento cardiológico.

Diagnóstico e tratamento

Diagnóstico tem que ser feito pelo médico e pode não ter nenhum tratamento se a pessoa for oligossintomática ou assintomática, ou o tratamento com medicamentos para poder evitar o comprometimento dos órgãos mais importantes, do estado geral da pessoa, do coração ou principalmente dos olhos.

Qual é a dica no momento?

Cuidado com a ingestão de carnes cruas. A ingestão de carne crua tem que ser moderada e você precisa saber de onde veio essa carne, porque dos grandes frigoríficos, nos locais onde há fiscalização para essa doença, é pouco provável que você adquira essa doença, mas dependendo de como foi preparada essa carne, pode transmitir a toxoplasmose.

dr salim assinaturafaixa assinatura Dr SalimDr. Salim

É conhecido também como médico da família. Formado em 1981, na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, concluindo residência dois anos depois, em 1983. Desde então, atua como clínico geral no Hospital Sírio Libanês, além de atender também em sua clínica privada.

faixa assinatura Dr Salim

0 comentários

MANDE UMA MENSAGEM