BLOG

O que o Zika Vírus pode causar ao seu organismo?

Zika Vírus: o que é?

O Zika é um vírus da mesma família da dengue e do chikungunya. Esses três vírus são transmitidos pelo mosquito Aedes Aegypti. O chikungunya veio do Haiti, a dengue é nacional e o Zika Vírus pode ter vindo da África ou da Polinésia numa excursão ou durante a Copa do Mundo, por meio de algum portador.

O vírus transmite uma doença infecto-contagiosa, pela picada do inseto Aedes Egypt, quando ele está contaminado pelo Zika. A doença pode causar febre, dor no corpo, dores articulares e manchas. Uma diferença entre os três vírus é que o Zika pode ser oligossintomático, isto é, a pessoa estar com a doença, mas não sentir muito sintoma, diferentemente da dengue, em que há tem muitos sinais de dor no corpo, febre, dor articular, manchas e até sangramento, no caso da hemorrágica.

Veja também: Aedes Aegypti: vamos combatê-lo!

O grande problema do Zika no Brasil é a sua relação com uma má formação, chamada microcefalia. Nas mulheres grávidas, os fetos nascem com o cérebro menor, podendo haver um retardo no desenvolvimento neuro-psico-motor. Será  uma criança que pode ter retardo mental, neurológico ou no desenvolvimento motor.

Esse será uma grande problema de saúde pública no futuro. Cada família que tiver um criança com microcefalia terá um grande problema a enfrentar, porque a estrutura para criar crianças com esses problemas tem que ser muito intensa e a saúde pública brasileira não conseguirá oferecer cuidados necessários.

Nesse momento, o Estado do Pernambuco é o mais acometido com casos de microcefalia, que parece ter relação com o Zika, transmitido pelo mosquito Aedes Egypt. Muita gente se revolta quando os médicos aconselham as mulheres a retardarem a gravidez, mas cada um precisa ter o bom senso e entender que, nesse momento, não sabe-se como será a evolução desse problema.

Como tratar?

Muitos falam que a causa do Zika Vírus é uma vacina contra a rubéola vencida. Eu Dr Salim, Médico de Família, não tenho nenhuma anotação ou descrição sobre o assunto, sabe-se que essa vacina é feita com vírus atenuado. Não é aconselhável vacinar mulheres grávidas, o ideal é antes da gravidez, já que a microcefalia também pode ser resultado da rubéola congênita.

Portanto, estamos diante de uma situação preocupante, que merece atenção e cuidado. O principal e mais importante é erradicar o mosquito Aedes Aegypti, tanto nas nossas casas e ruas, quanto a saúde pública, em âmbito municipal, estadual e federal. O governo tem uma obrigação moral de fazer de tudo para acabar com o mosquito, já que ele tinha acabado.

dr salim assinaturafaixa assinatura Dr SalimDr. Salim

CRM-SP 43163

É conhecido também como médico da família. Formado em 1981, na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, concluindo residência dois anos depois, em 1983. Desde então, atua como clínico geral no Hospital Sírio Libanês, além de atender também em sua clínica privada.

faixa assinatura Dr Salim

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OU MANDE UMA MENSAGEM

agsdi-whatsapp