Obesidade está relacionada mais aos hábitos familiares do que o fator genético

Como ocorre a obesidade?

Meus amigos internautas, continuamos conversando sobre obesidade. 

Será que toda a pessoa que é obesa é sem vergonha, simplesmente, porque come sem parar, porque não tem medidas?

Lógico, que para a pessoa ser obesa, tem alguns fatores, como o fator genético

Tem gente que já nasce e ai entra o fator genético, com uma tendência à sobrepeso. Você pega duas crianças que nascem, mamam só no peito e não comem mais nada e o desenvolvimento ponderal de uma é diferente da outra.

Você vê que tem uma criança que tem um potencial maior de ganho de peso, que tem mais avidez por comida do que outra. Isso é uma coisa inexplicável e incorrigível, mas isso é um ponto: pensar na obesidade como fator genético.  

 

Obesidade: causas

Também fator genético tem que pensar numa família que tenham pessoas com sobrepeso e obesas é logico que a criança naquele ambiente estará numa situação alimentar diferente de uma criança de um outro lar onde as pessoas não tem obesidade, não são sedentárias, não ingerem comida de alto teor calórico. 

Então, dizer que uma pessoa é uma obesa somente porque ela não se controla, não se cuida é um pouco de exagero. É lógico que independente da tendência que a pessoa tenha ou não tenha de ser obesa, de ter sobrepeso, os fatores ambientais são muito importantes. Então, sempre que conversarmos sobre obesidade, classificarmos obesidade e falarmos alguma coisa sobre obesidade você terá que pensar em fator genético, fator ambiental, fator familiar.

Quer dizer, uma pessoa que nasce num ambiente onde a tendência é alimentação mais adequada, com horários mais adequados , com alimentos mais apropriados para um ser humano normal é muito fácil a pessoa não ter sobrepeso, não ser obesa ou se tiver sobrepeso, é uma vida com sobrepeso mas salutar do que num ambiente onde o tempo todo você está diante de agressões como guloseimas, frituras, fast foods, junck food, hidratos de carbono o tempo todo , então, isso logico muda o comportamento da criança, do adulto, do idoso.

Veja também: Tratar a obesidade requer esforço, dedicação e paciência

Então, existe sim essa diferença. Além da genética, da tendência pessoal do ser humano, a tendência ambiental é muito importante. É bom lembrarmos: onde existe sobrepeso, pode sim existir uma tendência genética mas existe com certeza um distúrbio de comportamento de uma família diante o hábito alimentar. 

Até a próxima!

dr salim assinaturafaixa assinatura Dr SalimDr. Salim

CRM-SP 43163

É conhecido também como médico da família. Formado em 1981, na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, concluindo residência dois anos depois, em 1983. Desde então, atua como clínico geral no Hospital Sírio Libanês, além de atender também em sua clínica privada.

faixa assinatura Dr Salim

0 comentários

MANDE UMA MENSAGEM