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Ovo: benéfico ou vilão?

Há quem diga que o ovo faz mal para saúde e também quem defenda que ele é um alimento nutritivo e deve fazer parte do cardápio de todas as pessoas. Mas entre tantas opiniões diversas, será que o ovo é um vilão para o nosso organismo ou traz benefícios para ele?

Neste artigo vamos falar um pouco a respeito desse alimento que é tão presente na mesa dos brasileiros e explicaremos quais são as propriedades que ele possui. Continue lendo para saber, afinal, se você deve ou não continuar consumindo ovos.

As propriedades do ovo

O ovo é um alimento que pode ser consumido de diversas formas, inclusive, há quem o prefira cru, apesar de essa não ser uma forma de consumo muito recomendada em função da possibilidade de contaminação por microrganismos.

Atualmente o ovo tem sido consumido por pessoas que fazem dietas ou praticam musculação. Isso porque ele é uma fonte de proteína que ajuda na manutenção da musculatura, mas não é só isso. Ele também promove sensação de saciedade e tem um baixo valor calórico.

Veja a seguir algumas das propriedades benéficas do ovo, independentemente de qual tipo ele seja.

Proteínas

Ao consumir um novo inteiro você estará oferecendo ao seu corpo quase 8% das necessidades diárias de proteínas, por isso, ele é uma excelente fonte desse nutriente. Elas são mais completas porque contêm diversos aminoácidos e nas quantidades adequadas para o ser humano. Além disso, são quase 100% absorvidas pelo organismo.

Calorias

Um ovo tem aproximadamente 70 calorias e a maior parte delas se encontra na gema. Por isso, as pessoas que preferem comer somente a clara absorvem menos desse nutriente. Mas vale lembrar que as calorias também são necessárias para o nosso organismo e fazem bem quando consumidas na quantidade certa.

Gorduras

Principalmente por causa desse nutriente é que o ovo ganhou fama de vilão. Ele contém gorduras diversas, tanto aquelas que podem elevar o colesterol ruim como as que aumentam os níveis do colesterol bom.

Ainda não existe comprovação de que ele de fato possa causar a alta do colesterol no sangue e causar problemas de saúde. De toda forma, cerca de 28% das suas gorduras são aquelas que não fazem bem, por isso, o ideal é consumi-lo preferencialmente de uma forma mais saudável, como cozido, para não aumentar a quantidade de gorduras ruins.

Nutrientes

Além das proteínas e da energia presente no ovo ele também contém:

  • carboidratos;
  • sódio;
  • fibras;
  • vitaminas A, D e E;
  • vitaminas do complexo B;
  • cálcio;
  • ferro;
  • ômega 3;
  • fósforo;
  • selênio;
  • iodo;
  • cálcio
  • zinco
  • cobre;
  • potássio;
  • manganês;
  • magnésio.

Ou seja, é um alimento muito completo que fornece diversos tipos de substâncias essenciais para o organismo humano.

Dieta com ovos

Como dito, o ovo é muito popular entre as pessoas que desejam emagrecer e aqueles que praticam exercícios físicos. Isso porque ele ajuda no processo de emagrecimento já que mantém a sociedade por um tempo maior e fornece diversos tipos de vitaminas diferentes.

Por suas proteínas serem muito bem aproveitadas pelo organismo ele também ajuda no ganho de massa magra e na manutenção dela. Sendo assim, há quem faça a dieta baseada principalmente no consumo de ovos, mas essa prática deve ser feita com cautela.

Afinal, o ovo também contém gorduras que não fazem bem, portanto, seu consumo exagerado pode causar desequilíbrios no organismo. O ideal é que para fazer uma dieta especificamente com ovos haja o acompanhamento de um nutricionista, para que a quantidade seja adequada de acordo com a intensidade dos exercícios praticados e a necessidade orgânica de cada pessoa.

De toda forma, você não precisa deixar de comer ovos porque eles não fazem mal para a saúde e não são os vilões como muitos acreditam. Apenas prefira o seu consumo cozido, ou preparado de formas mais saudáveis, para que não seja aumentada a quantidade de gorduras ruins.

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