BLOG

Casos de pneumonia aumentam no outono e inverno

No vídeo, Dr Salim Médico de Família explica as causas e os sintomas da pneumonia

Estamos no outono, indo em direção ao inverno. Então, é uma época propícia para a pneumonia, que é um processo inflamatório de uma região do pulmão chamada alvéolo. O pulmão tem alvéolo, tecido pulmonar e os brônquios por onde chega o ar. O ar vem por meio da respiração no alvéolo, que joga oxigênio para o sangue e recebe o gás carbônico e vai embora.

A pneumonia acontece quando há uma reação inflamatória dessa região, produzindo catarro, secreção e pus. A doença pode ser causada, na maioria das vezes, por bactérias, e, às vezes, por vírus ou fungos. Nesse quadro, temos uma pneumonia, que pode ser pequena, moderada ou de grande intensidade.

Sintomas

Os sintomas da pneumonia são:

  • Febre
  • Tosse com catarro purulento e amarelado
  • Falta de ar
  • Sensação de chiado no peito 
  • Queda de estado geral
  • Fraqueza

Às vezes, se a infecção é na área periférica do pulmão também pode haver dor na respiração.

Esses sintomas podem ser confundidos com gripe, bronquite e outros processos de origem respiratória. Porém, se eles se instalarem no corpo de maneira súbita por dois ou três dias, procure o médico, porque pode ser que você esteja com pneumonia.

Diagnóstico

O médico vai pedir exames para fazer o diagnóstico adequado e vai saber que, na maioria das vezes, a causa da pneumonia é um germe chamado pneumococo. O tratamento será feito com sete dias de um antibiótico, Lógico, que uma série de complicações podem ocorrer que modificam o diagnóstico.

Mas, se você tiver tosse, febre, catarro, secreção purulenta, dor para respirar, falta de ar, fraqueza, tem que se pensar em pneumonia e tem que procurar o médico.

dr salim assinaturafaixa assinatura Dr SalimDr. Salim

É conhecido também como médico da família. Formado em 1981, na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, concluindo residência dois anos depois, em 1983. Desde então, atua como clínico geral no Hospital Sírio Libanês, além de atender também em sua clínica privada.

faixa assinatura Dr Salim

4 Comentários

  1. Gloria fernandes

    Tem como evitar a peneomonia? E as pessoas depois dos 60 anos são mais propensa a essa doença? E como evitar nas pesdoas mais idosas?

    Responder
    • Gloria fernandes

      Gostaria de saber se tem como evitar a pneomonia nos idosos e crianças?

      Responder
      • Dr Salim

        Olá, Gloria. Para evitar a pneumonia em crianças, existe uma vacina para tomar aos 2, 4 e 12 meses chamada de pneumocócica 10 valente que previne a pneumonia, meningite e otite. Para os idosos, a vacina que previne pneumonia, otite, meningite, entre outras, chama-se vacina pneumocócica 23 valente. Para maiores informações, acesse o calendário de vacinas: https://drsalim.com.br/calendario-de-vacinacao/

        Espero que ajude e obrigado por me acompanhar!

        Responder
    • Dr Salim

      Olá, Gloria. Para evitar nos idosos, a vacina que previne é chamada de vacina pneumocócica 23 valente. Para maiores informações, acesse o calendário de vacinas: https://drsalim.com.br/calendario-de-vacinacao/

      Espero que ajude e obrigado por me acompanhar!

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OU MANDE UMA MENSAGEM

 

WhatsApp Agende sua consulta