BLOG

Poliomielite Aguda: transmissão, tratamento e prevenção

O que é

A poliomielite é uma doença infecto-contagiosa transmitida por contaminação de água. Póliovírus é um vírus que está em água contaminada e em outros elementos que têm contato com o ser humano.

O portador da poliomielite transmite para outras pessoas através da urina e saliva.

 

Sequelas da poliomielite

O mais importante é que a poliomielite é uma doença que compromete os nervos e músculos dando sequelas, como a paralisia infantil. Os nervos e músculos são comprometidos por esse vírus, podem paralisar e a pessoa tem dificuldade no desenvolvimento.

 

Como prevenir?

Já que nós estamos falando muito de vacinação, saiba que a poliomielite é uma doença 100% prevenível com o uso de vacina.

Hoje tem a vacina injetável e a de gotinha (vacina sabin), que também era usada antigamente, é uma vacina tranquila de se usar e salva vidas, porque evita que as pessoas tenham a doença.

Toda criança deveria ser vacinada. É uma doença que tem total condição de ser erradicada no Brasil, porque existe a vacina e o ministério da saúde distribui essa vacinação.

Veja também: Tétano – vacinação é obrigatória no primeiro ano de vida.

É uma pena que quem não quer tomar a vacina, pode pegar a doença e ter um ente querido sequelado. Só quem já lidou com uma criança sequelada de poliomielite com paralisia infantil saberá o problema que dá, dá muito trabalho para as famílias e que pode ser totalmente evitada com a prevenção da vacina.

dr salim assinaturafaixa assinatura Dr SalimDr. Salim

CRM-SP 43163

É conhecido também como médico da família. Formado em 1981, na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, concluindo residência dois anos depois, em 1983. Desde então, atua como clínico geral no Hospital Sírio Libanês, além de atender também em sua clínica privada.

faixa assinatura Dr Salim

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OU MANDE UMA MENSAGEM

agsdi-whatsapp