Praia com bandeira vermelha da Cetesb é um perigo para a saúde

Meus amigos internautas, praia limpa, praia suja, praia não poluída, praia com balneabilidade ou não balneabilidade. Isto é, contaminação da água do mar por água de esgoto, por urina e fezes.

Importante: toda praia se você chegar aqui no litoral de São Paulo tem lá um mastro com uma bandeira- verde, significa que a praia está liberada para o banho de mar. Ou vermelha, quando está poluída com risco à saúde. Na prática, não pode ser utilizada.

Os técnicos da Cetesb chegam a esse resultado após analisarem as condições de água. Eles entram no mar, coletam amostra da água e levam aos laboratórios. Eles pesquisam a quantidade de coliformes fecais, de fezes contaminando a água do mar.

Dependendo da quantidade encontrada nos resultados, técnicos atestam a água do mar limpa com quantidade desprezível. Ou suja, própria ou imprópria para o banho de mar.

Veja que interessante a situação, no local onde as crianças brincam, na beira do mar, que pega aquela ondinha que está vindo, usa a pazinha com o pai e mãe junto – eu acho maravilhoso, fiz isso com os meus filhos e espero fazer com os meus netos – mas ali é onde tem a maior concentração de poluentes, de contaminação, de xixi, de cocô na água. Então, a quantidade de contaminação naquela região é imensa.

 

Então, essas crianças poderão adquirir doenças e os adultos também , todas essas doenças  transmitidas por fezes:

  • Hepatite A (Existe vacina, mas se a pessoa não estiver imunizada, pega. Lembro que antes de ter vacina para Hepatite A você passava uma temporada de verão muito intensa, estilo Guarujá, na Praia de Pitangueiras, onde a densidade demográfica é impraticável, vinha todo mundo com Hepatite);
  • Rotavírus;
  • Diarreia coletiva;
  • Conjuntivite;
  • Salmonelas

 

Então, essas epidemias, pandemias e surtos de infecções que ocorrem em ambientes onde há praias poluídas, praias impróprias é muito grande.

Então, você vai imaginar no Verão, o prefeito de uma cidade onde tem praia, que é o momento que ele vai receber turista, o dinheiro para o município, ele não vai nunca interditar a praia “imprópria para uso”.

Quem tem que ter o bom senso, somos nós, é o usuário, porque além do mar estar poluído, é lógico que a areia que está lá, também está poluída. Principalmente, aquela areia onde existe o contato com a água, ali toda a sujeira fica lá. E é onde a criançada brinca e nós brincamos. Ai a molecada se enterra na areia, todo mundo vai lá e joga areia em cima e fica só com a cabeça para fora. A brincadeira é muito bonita, mas quando a praia for imprópria, suja, existe risco sim de doenças infecto contagiosas de contaminação oral fecal. Esta é a definição técnica, isto é, você vai pegar doenças porque a água do mar está cheia de fezes. O esgoto é ruim, a infraestrutura é ruim, está muito cheio de gente e tudo que se faz naquelas casas vai para a água do mar.

Muito cuidado, procure encontrar, existe a tal bandeirinha da Cetesb Vermelha e Verde.

Bandeira Vermelha: praia suja com risco de contaminação para você, sua família e principalmente as crianças.

Bandeira Verde: aproveite para se divertir nas águas limpas dessa praia. Ah!Já sabe, né, água no umbigo, sinal de perigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *