BLOG

Pressão baixa pode ser causada pela dosagem excessiva de remédio para hipertensão

De que maneira ocorre a pressão baixa? 

Vou falar de um assunto que preocupa muita gente, a pressão baixa.  Outro dia, me perguntaram sobre a relação entre medicamentos e pressão baixa para hipertenso. Isso mesmo, por vezes, o paciente pode ficar mole, sonolento e ao se verificar, aparecem os números da pressão baixa, inferiores aos seus níveis habituais como 10 por 4, 11 por 5. Uma conhecida me ligou preocupada e com razão. 

Todo hipertenso deve se controlar muito bem com hábitos, dieta, diminuindo o sal, fazendo exercícios e tomando medicamentos. A pessoa tem que ficar dentro do 12 por 8, 13 por 8, cada situação requer um nível adequado de pressão. 

Agora, também a pessoa que toma remédio para pressão tem que ficar de olho no inverso da coisa, na hipotensão, na queda de pressão provocada por alguma situação anômala ou porque o seu organismo está recebendo uma dose maior de remédios, de hipo tensores, do que na verdade ele necessita.

Então, se você pega uma pessoa que por questão de medicamento – o hipotenso que toma 1, 2, ou 3 remédios –  e aqueles remédios estão fazendo com que a pressão no lugar de ficar normal ou alta, fica baixa, isso também é muito problemático. A pressão baixa é preocupante. 

Explico, a pessoa que fica hipotensa requer cuidados. A pessoa fica mais mole, mais fraca, cai, fica tonta quando está de pé, porque o fluxo de sangue nos vasos começa a ficar mais lento. A irrigação tecidual, a chegada do sangue nos tecidos e nos órgãos fica mais lenta assim como a condução do sangue para o cérebro.

Então, o ato de ficar hipertenso é tão grave e tão sério como ficar hipertenso. Da mesma maneira que você pode ter um AVC por estar hipertenso, você poderá ter um AVC por ficar hipotenso, com a pressão baixa.

Veja também: O que é AVC? 

Desmaios, quedas, mudanças de comportamento, confusão mental, diminuição da diurese do fluxo tecidual, falta de vontade para tudo são sintomas da pressão baixa ou hipotensão. Ás vezes, até com consequências graves como quedas. O idoso que fica hipotenso costuma cair com frequência. 

Como tratar?

Então, quem tem hipotensão arterial deve entender que a pressão deve se normalizar através de um bom controle inclusive dos medicamentos para que as doses sejam adequadas. Tudo para não ter hipotensão que é a queda de pressão causada por medicamento. Aliás, a hipotensão pode causas efeitos muito agudos até diferentes da hipotensão que causam problemas mais crônicos. Aprenda a lidar com isso, converse com seu médico para evitar o problema. 

dr salim assinaturafaixa assinatura Dr SalimDr. Salim

CRM-SP 43163

É conhecido também como médico da família. Formado em 1981, na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, concluindo residência dois anos depois, em 1983. Desde então, atua como clínico geral no Hospital Sírio Libanês, além de atender também em sua clínica privada.

faixa assinatura Dr Salim

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OU MANDE UMA MENSAGEM

agsdi-whatsapp