BLOG

Quem precisa usar meia de compressão para evitar trombose?

Na verdade, não são todas as pessoas que necessitam usar meia elástica. O que é preciso saber é quais delas têm maior chance de trombose e, dependendo da situação, que tipo de prevenção terá que se fazer. Existem indivíduos que têm maior chance de trombose e não precisam usar meia de compressão. A pessoa com mais de 60 anos, sexo feminino e obesa vai fazer uma viagem e ficará no avião 14 horas, então ela tem chance de trombose venosa profunda – a trombose dos viajantes.

Há também aquelas com varizes grandes e que já tiveram flebite (inflamação nas veias) no passado e, até mesmo, estão fazendo algum tratamento diferente, com remédio que aumenta chance de trombose, o ideal é essas pessoas usem meia elástica para evitar trombose. É necessário, às vezes, tomar remédio via oral ou injetável.

Fatores de risco da trombose

Dr. Salim, Médico de Família, ressalta que fumantes têm maior chance de o problema. Por exemplo, uma mulher com sobrepeso, fumante, com histórico familiar de trombose, e grávida, precisa tomar muito cuidado. Se for fazer uma longa viagem, tem que usar meia de compressão e até talvez seja necessário tomar alguma medicação.

Então, não é todo mundo que precisa usar meia elástica, mas, a partir do momento em que se caracteriza alguma chance de ter trombose, na fase de vida daquela pessoa, é de bom grado que ela use sim.

Veja também: Trombose venosa profunda: como prevenir?

Dessa forma, o médico irá indicar qual é o melhor de tipo de meia, grau de compressão e de que maneira o paciente deverá usá-la. Para o Dr. Salim, não adianta todo mundo usar a meia de compressão, porque, na verdade, há pessoas que podem até se prejudicar, dependendo do problema que elas tiverem. Portanto, fique atento e peça orientação ao seu médico de confiança.

dr salim assinaturafaixa assinatura Dr SalimDr. Salim

É conhecido também como médico da família. Formado em 1981, na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, concluindo residência dois anos depois, em 1983. Desde então, atua como clínico geral no Hospital Sírio Libanês, além de atender também em sua clínica privada.

faixa assinatura Dr Salim

1 Comentário

  1. Ana Maria vergueiro

    Quero saber se a retirada das veias e a indicação certa ?

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OU MANDE UMA MENSAGEM

WhatsApp Agende sua consulta