Tosse é um sintoma do refluxo gastroesofágico?

Professor, Dr. Salim Helito, grande clínico, grande amigo. Eu quero saber se você tem visto muita gente com tosse por causa de refluxo gastresofágico.

A gente vê aqui no consultório, frequentemente, o paciente vem com um pigarro, com tosse, com rouquidão, já passou por aí por otorrino, já fez laringoscopia, já rodou aí, já tomou antialérgico, e muitas vezes o diagnóstico demora pra vir. Com que frequência? Você costuma ver muito Salim?

O que acontece, porque as pessoas têm essa tosse?

Porque uma pessoa tosse?

Meu caro Fábio Atui. Obrigado pela pergunta, obrigado pelo carinho. As pessoas entender com essas nossas conversas, nosso grau de amizade, precisamos esconder até um pouquinho. Tanto eu e você, como médicos, como primos, e médicos um da família do outro, vamos falar um pouquinho sobre tosse. Tosse é um sintoma muito comum, é um sintoma muito frequente na nossa vida e das pessoas.

Ela tosse porque alguma coisa está irritando, está incomodando as vias aéreas, vias aéreas quando eu digo, a via aérea é chamada alta, nariz, faringe, laringe, as vias aéreas baixas, como traqueia, e os pulmões. Qualquer dessas coisas, desses caminhos tiver alguma irritação, causa a tosse.

As causas da tosse

Rinite pode causar tosse, sinusite causa muita tosse e a pessoa não percebe faringite, laringite e bronquite, irritação nos brônquios, pneumonia, enfisema pulmonar, alergias, tudo isso pode causar tosse.

Temos vários e vários capítulos de livro estudando tosse, aí precisamos caracterizar o tipo de tosse, ver se a tosse é seca, se é com catarro, que tipo de catarro, qual a coloração, se a tosse é maior durante dia, durante a noite, deitado, sentado.

Se a temperatura, o clima interfere, se alguma coisa ou outra do ambiente interfere, eu, por exemplo, determinados tipos de perfumes me causam irritação na garganta, e eu tenho tosse.

Agora tosse por refluxo é uma coisa muito difícil de diagnosticar, e quando o diagnóstico é feito, às vezes até é trabalhoso para tratar.

Tosse x refluxo

Além de nós médicos às vezes não acreditarmos no refluxo, os pacientes também não acreditam. O refluxo gastresofágico, a saída do conteúdo gástrico para o esôfago, ou até chegando em cima na faringe e na laringe, ou até na boca, ou até nos seios da face, é chegando em cima na faringe e na laringe, ou até na boca, ou até nos seios da face, é uma das causas frequentes de tosse sim.

É muito difícil você caracterizar o refluxo, e quando você caracteriza o refluxo, é muito difícil você ter certeza que o refluxo gastresofágico é sempre o responsável pela tosse. Muitas vezes, no histórico do paciente, na conversa, você percebe que essa tosse tem relação com refluxo. Eu tenho tosse por refluxo.

Um dia que eu durmo mais tarde e que eu fiz um abuso alimentar, ou no jantar com minha esposa e meus amigos, eu tomei um vinho, cheguei tarde em casa e rapidamente me deitei, eu acordo de madrugada tossindo, então eu sei que a minha tosse é causada pelo refluxo, como ela é, que horas ela surge.

Mas nem sempre o refluxo é muito evidente, e a tosse é muito evidente, relacionada ao refluxo. Às vezes, você na dúvida, quando você descarta uma série de outras patologias, você fala: vamos tratar como se fosse refluxo. Você vai, você orienta o paciente sobre hábitos alimentares, sobre não suspeitar do estômago cheio, você medica esse paciente, com medicação anti refluxo, e espera o resultado disso em relação à tosse.

Tem vezes que a pessoa: fala poxa, depois de uns 15, 20 dias a minha tosse diminuiu muito. Pra você falar, foi feita uma prova terapêutica e a prova terapêutica mostrou que ao tratar o refluxo, diminuiu a tosse.

Veja também: Doença do refluxo gastroesofágico (DRGE)

Então, tem muitos pacientes hein Fábio, com tosse inexplicável, muitas vezes relacionamos a refluxo, nem sempre conseguimos caracterizar a tosse e o refluxo, mas como te falei e repito: muitas vezes se faz prova terapêutica você trata como se fosse pra ver o resultado disso.E às vezes é bem sucedido, então aí você fecha o diagnóstico de refluxo.

A pergunta é interessante Fábio, mas é muito difícil você caracterizar a tosse relacionada ao refluxo, mas uma boa história, bom exame físico, você se entendendo bem com o paciente, às vezes explicando porque as dificuldades e fazendo como a gente chama provas terapêuticas, você pode caracterizar uma tosse por refluxo, e tratá-lo, e tem tratamento e a pessoa fica sem tosse.

dr salim assinaturafaixa assinatura Dr SalimDr. Salim

CRM-SP 43163

É conhecido também como médico da família. Formado em 1981, na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, concluindo residência dois anos depois, em 1983. Desde então, atua como clínico geral no Hospital Sírio Libanês, além de atender também em sua clínica privada.

faixa assinatura Dr Salim

0 comentários

MANDE UMA MENSAGEM