Como diagnosticar a broncoaspiração nos idosos?

O diagnóstico da broncoaspiração não é difícil. A doença está presente, normalmente, no idoso que: engasga, tosse muito depois que se alimenta, fica com o pulmão cheio de catarro depois de tomar um copo de água ou começa a ter pneumonia de repetição.

Quando o idoso passa a ter muitas pneumonias a primeira hipótese é de que ele está broncoaspirando. Para conferir o diagnóstico, os médicos fazem:

– História clínica: conversa com o idoso e com a sua família;

– Exame físico: analisa a ororfaringe, vendo como está a movimentação e a deglutição;

– Exame chamado videodeglutograma: através de uma endoscopia, o médico faz o paciente tomar um copo de líquido radiopaco para ver o o mecanismo de deglutição. O exame é feito com acompanhamento de radiologista e fonoaudióloga. O teste é realizada com líquidos quentes, mornos e frios, além de sólidos.

Dessa forma, será feito um diagnóstico adequada, para, posteriormente, começar uma boa orientação, prevenção de pneumonias de repetição nos idosos.

Um Comentário
  1. Responder
    VaneVVanessaa

    Boa tarde,

    Diagnosticaram meu avô com broncoaspiração após diversas internações por pneumonia. Recentemente ele foi internado novamente e os médicos sugeriram o uso de sonda no abdômen para que ele se alimente sem engasgos e consequentemente isso evitaria futuros episódios de pneumonia.

    Eu e a minha família achamos essa opção muito drástica, haja vista o estado psicológico dele. Nosso medo é que a saúde mental dele fique prejudicada e ele acabe desenvolvendo um outro problema mais grave.

    Não sei se vocês fazem esse tipo de consulta ou se tem algum hospital ou médico que possam me indicar para eu levá-lo e ouvir outra opinião, mas suplico por ajuda. Eu preciso ajudar meu avô e não sei por onde começar.

    Obrigada desde já.

    Atenciosamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *