Álcool pode causar broncoaspiração?

A embriaguez pode causar dois problemas nos indivíduos: sonolência e irritação intensa no estômago cheio, no fígado e no pâncreas. É importante ressaltar que a embriaguez aguda causa gastrite alcoólica, hepatite alcoólica e pancreatite alcoólica. As pessoas nessas situações têm todas as condições de vomitar, então é importante ficar de bruços, para ajudar de alguma  maneira, desde que o rosto esteja protegido para  respirar.

Se o indivíduo embriagado vomita, com a barriga para cima, o conteúdo gástrico fica parado na boca e, na hora de respirar, ele vai parar nos pulmões. Isso é algo muito grave, porque apenas o fato de uma grande quantidade de líquido entrar na área respiratória já poderia ser a causa de afogamento e sufocamento, levando ao óbito, se não tiver uma providência adequada.

Na maioria das vezes, esse problema não leva à morte, então aqueles elementos (comida, suco gástrico, álcool e bactérias), que entraram de maneira inadequada nos pulmões pode levar a um quadro de broncopneumonia, depois de 24, 48 ou 72 horas. O indivíduo terá febre, falta de ar, precisará ser internado na terapia intensiva e, muitas vezes, vão para a respiração artificial, por insuficiência respiratória.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *