BLOG

Surdez súbita: o que é?

O que é

Olhem que situação interessante e não é raro de acontecer, uma pessoa qualquer de repente tem uma dimensão súbita da qualidade auditiva em uma orelha.

Resumindo, a pessoa de repente fala que parou de ouvir no ouvido esquerdo ou no direito, será que é cera, alguma coisa esquisita que eu escutei ou um barulho? Às vezes pode começar com pequenos zumbidos e você está diante de uma surdez súbita.

 

Diagnóstico

A surdez súbita costuma ser um quadro imunológico e tem que ser tratada rapidamente. Quando você faz um diagnóstico de surdez súbita, existem medicações que são dadas para os pacientes com chances de reverter o processo.

Se o diagnóstico dessa patologia demorar a ser feito e não tratar de maneira adequada, provavelmente você continuará com a surdez e ficar com sequelas.

Quando você tem uma situação em que para de ouvir agudamente em um ou nos dois ouvidos, imediatamente procure o seu médico otorrinolaringologista para examinar o canal auditivo e ver se tem cera, algo que pode acontecer, mas não costuma parar de ouvir tão agudamente.

Esses quadros podem ser imunológicos e o tratamento adequado pode resolver o problema. Quanto mais precocemente você fizer o diagnóstico, mais rapidamente você fará o tratamento com chance de curar por completo.

Nós temos muitos casos de pessoas que tiveram surdez súbita, foram analisadas, fizeram os exames adequados e mostraram que não era cera e tomaram a medicação adequada (em alguns casos é o corticoide).

É necessário realizar um diagnóstico adequado para fazer o tratamento e reverter o processo. Se ficar com uma sequela muito pequena e demorar a diagnosticar, achar que não é nada ou que é rolha de cera, se ficar colocando cotonete para tirar a cera com chance de furar o tímpano, ficará com a sequela.

Veja também: Como cuidar da audição da pessoas mais velhas?

Surdez súbita é uma patologia que existe e tem tratamento desde que se faça um diagnóstico adequado.

dr salim assinaturafaixa assinatura Dr SalimDr. Salim

CRM-SP 43163

É conhecido também como médico da família. Formado em 1981, na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, concluindo residência dois anos depois, em 1983. Desde então, atua como clínico geral no Hospital Sírio Libanês, além de atender também em sua clínica privada.

faixa assinatura Dr Salim

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OU MANDE UMA MENSAGEM

agsdi-whatsapp