Tireoide: o tratamento eficaz garante uma vida saudável

Meus amigos internautas, vou acabar com a conversa sobre a tireoide hoje, deixando todo mundo tranquilo. Basta se ter um bom diagnóstico e terapêutica adequada.

Tireoide, tratamentos:

Como se trata um hipotireoidismo real que se instala no ser humano e não volta mais? É através da reposição de hormônio tireoide por via oral. A indústria farmacêutica tem produtos com resultados maravilhosos.

Quem tem um Tireoidite de Hashimoto vai tomar hormônio de tireoide, fazendo os controles que são exames de sangue, para o resto da vida.

Atenção: o remédio tem que ser tomado em jejum, 30 minutos antes do café da manhã para fazer efeito.  Mas isso é uma questão prática e a pessoa que tem hipotireoidismo vai ficar compensada eternamente.

Hipertireoidismo é um pouco diferente; a pessoa deve ser medicada de tal forma que evite o excesso de hormônio que certamente vai prejudicá-la. Muita gente é internada com arritmia cardíaca e quando vai ver está com hipertireoidismo ou doença de Graves.

Existem remédios que bloqueiam o funcionamento acelerado da tiroide. Há também medicamentos que impedem que o excesso de hormônio prejudique o ser humano. Esse tratamento tem um certo período, sendo que na maioria das vezes, o problema é sanado.

Entretanto, há certas situações que pedem um reforço na medicação. Dependendo da idade, a indicação é queimar a tireoide com iodo radioativo,

Às vezes, a cura do hipertireoidismo vem só com a cirurgia. Um

detalhe interessante, muitas vezes a pessoa com hipertireoidismo pode ao final do tratamento, acabar com hipotireoidismo.  Essas duas coisas podem ocorrer, certo. O tratamento das duas doenças é consagrado.

Para câncer de tireoide, a cirurgia é a solução com a retirada da glândula. A equipe médica examina se foi extraída por completo já que pode ficar algum resquício, não por problemas do cirurgião. Dependendo da situação, queima-se com iodo radioativo as células que sobraram. O índice de cura é imenso, sendo muito raro haver recidiva.

 No tratamento das tireoidites, administra-se anti-inflamatório e corticoides.

 Agora, se a tireoide está alterada por conta da hipófise, hormônios são receitados de acordo com a necessidade. Endócrinos e clínicos passam a estudar outras funções da hipófise, porque podem surgir mais doenças hormonais relacionadas ao hipo ou hipertireoidismo.

Até a próxima!

Um Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *