Tireoide: Virose pode provocar inflamação na glândula

Meus amigos internautas, falando de tireoide, existe uma doença que acomete esta glândula, que são os processos inflamatórios agudo ou sub agudo. Não é tão raro de acontecer e às vezes até dá muito trabalho pra você diagnosticar.

São as Tireoidites.

inclusive já falei em outra oportunidade da tireoidite de Hashimoto que é a causa do hipotireoidismo. Ela produz anticorpos contra a glândula que a destroem por completo, anulando seu funcionamento. Repito, é a grande causa de hipotireoidismo no nosso meio.

Mas temos situações em que uma virose, um processo reacional ou autoimune pode provocar inflamação na tireoide. Os sintomas são dor na região do pescoço, aumento de volume, febre acompanhada de calafrios e mal-estar. Às vezes, em virtude da tireoide inflamada, o paciente apresenta um comportamento de hipertireoidismo ou hipotireoidismo.

Tem gente que depois de uma gripe ou uma virose, fica com dor e vermelhidão no pescoço, taquicardia, palpitação com sintomas relacionados ao hipertireoidismo.

O contrário também acontece, a pessoa se sente fraca, mole, abatida, debilitada como se fosse um hipotireoidismo. Trata-se de uma tireoidite aguda ou sub aguda.

Então, essas patologias existem, precisam ser controladas, medicadas. Ao final do tratamento, tudo se resolve. Fica a dica: tireoidite pode estar ligada a processos virais. Até a próxima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>