Triglicérides: é preciso se preocupar?

Triglicérides é um tipo de gordura que circula no nosso sangue, que tem função e é importante no organismo. Segundo Dr. Salim Médico de Família, ele participa do nosso metabolismo, do transporte de substâncias dentro nosso sangue. E, em níveis normais e adequados, não causa problema nenhum. No entanto, em níveis elevados, ele pode ser lesivo para os nossos vasos. “Ele aumenta a quantidade de cálcio na parede dos vasos, levando à arteriosclerose e aumentando o risco de infarto, derrame e problemas circulatórios em geral”, alerta Dr. Salim.

É importante destacar que essa substância tem uma relação muito grande com ingestão alcoólica. Portanto, quem bebe muito tem aumento de triglicérides. E isso pode causar pancreatite e outros problemas.

Triglicérides, assim como o colesterol, são elementos no nosso sangue que existem, são importantes, mas que em algumas pessoas tem o problema de metabolismo dessas substâncias. Essas substâncias ficam muito elevadas no nosso sangue, podendo trazer problemas, principalmente circulatório.

Trigliceridemia familiar:

Há casos de trigliceridemia familiar, em que a criança já nasce com essa alteração e tem que ser medicada e tratada. É preciso ter uma dieta adequada, para quem tem triglicéride elevado. “A pessoa precisa que, tendo essa gordura no sangue, não pode ser sedentária, e tem que fazer o possível para não ser obesa”, orienta Dr. Salim Médico de Família.

Portanto, o hábito alimentar e de atividade física inadequado ou uma grande ingestão alcoólica a constante podem trazer problemas. “Quem tem problema de triglicéride elevado tem que ir ao médico, tem que fazer o controle adequado, dependendo da situação tem que tomar um medicamento, tem que fazer exercício físico, evitar bebida alcoólica o máximo possível e tem que fazer uma dieta adequada”, conclui Dr. Salim.

Um Comentário
  1. Responder
    Fatima

    Quero saber mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *