Você tem varizes no útero?

Varizes significam veias dilatadas e as mais famosas ficam nos membros inferiores, são dilatações venosas das pernas. Por sermos bípedes e pela lei da gravidade, a volta do sangue acaba sendo mais difícil.

É uma tendência genética que faz com que as pessoas tenham dilatação dessas veias, que haja uma dificuldade do sangue voltar e forma aquelas varizes nos membros inferiores.

Ao redor do útero também é o mesmo problema com a dilatação das veias que saem do útero e vão até o coração. As varizes pélvicas e uterinas costumam ser assintomáticas. Na verdade, quando nos deparamos com casos de embolia pulmonar, escapes de coágulos formados nas varizes, isso pode parar no pulmão.

Não é comum varizes uterinas e pélvicas darem sintomas e nem causarem trombose profunda, formação de coágulos e embolia pulmonar. Porém, cada caso é um caso, normalmente, o achado de varizes é no ato cirúrgico. O cirurgião ou ginecologista vai operar o útero, ovário e pode encontrar varizes pélvicas.

Não costuma ter problemas, mas se tem dores nessa região, tem varizes, o seu ginecologista terá que dar a conduta adequada e concluir se a senhora tem dores ou não por causa das próprias varizes.

Ressaltando, na maioria dos casos, as varizes pélvicas são achados de exames, no ato cirúrgico, e não costumam dar problemas. Elas são mais comuns em mulheres que tiveram muitas cesáreas, cirurgias ginecológicas e pélvicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *