Você sabe como ocorre o descolamento de retina?

O problema atinge principalmente míopes, além de pessoas que passaram por cirurgia de catarata, trauma ou inflamação interna.

O descolamento de retina é um problema anatômico provocado pela separação da retina neurossensorial (camada mais interna da retina, onde estão os vasos sanguíneos e as células que recebem luz) da camada mais externa da retina. Com o descolamento, a retina deixa de funcionar adequadamente, constituindo um problema de urgência oftalmológica.

Este problema é mais frequente em míopes, sendo que pessoas com miopias mais altas (acima de quatro graus) têm até 10 vezes mais risco do que indivíduos não-míopes. No entanto, a incidência de descolamento de retina na população não-míope é muito rara, cerca de uma para cada 100 mil pessoas.

Indivíduos que também passaram por cirurgia de catarata, trauma, aplicação de laser após cirurgia de catarata e olhos que já tiveram inflamação interna (uveíte) também têm maior risco.

Para que ocorra o descolamento de retina regmatogênico (decorrente da ruptura da retina), antes deve haver o surgimento da ruptura ou buraco na retina. Essa ruptura geralmente ocorre quando há uma separação entre o gel vítreo (geleia interna do olho) e a retina (camada que recobre a superfície interna no fundo do olho).

Muitas vezes, especialmente no míope, a retina é mais frágil e nessa separação ela pode se rasgar, formando rupturas. Através dessas rupturas pode penetrar líquido, que atinge o espaço abaixo da retina e a descola, formando uma imagem de cortina preta na visão do paciente, que vai progressivamente aumentando.

O problema pode ser tratado. Caso não haja tempo de realizar a fotocoagulação para selar a ruptura retiniana antes de o líquido penetrar no buraco, a retina se descolará e poderá então ser necessário operar. A cirurgia de descolamento de retina é muito delicada e requer repouso no pós-operatório, assim como a manutenção da cabeça em determinada posição, para evitar um redescolamento no pós-operatório.

No próximo post sobre o assunto, saiba como se prevenir do descolamento de retina.

Sociedade Brasileira de Oftalmologia: http://www.sboportal.org.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *