15 sinais que exigem a procura de um médico

Meus amigos internautas, hoje vou falar dos sinais que exigem a procura imediata de um médico. Tomei por base a conceituada Clinica Mayo, nos Estados Unidos, que divulgou uma lista com dez sinais. E eu, por minha conta, acrescentei mais cinco que devem fazer o paciente procurar o médico, rapidamente

Quando consultar o médico?

1 – Febre alta ou febre persistente 

Procure um médico ou um serviço médico para esclarecer o problema

2 – Perda de peso sem explicação 

É um fenômeno que sempre exige a ida da pessoa ao médico .

3 – Dor súbita nas costas 

Muita gente fala que pode ser mal jeito, gases. Nada disso . Quem nunca teve essa dor súbita nas costas, deve procurar um médico.

4 – Mudanças inexplicáveis dos hábitos intestinais 

A pessoa tem o habito intestinal normal e sem motivo começa a ter diarreia, ficar obstipada, ter uma alteração do funcionamento do intestino, coisa que não tinha antes. Deve ir ao médico.

5 – Inchaço súbito 

Quem tem um inchaço localizado, súbito ou generalizado, atenção: é hora de buscar ajuda de um médico.

6 – Sentir-se saciado após comer pouco

A pessoa está acostumada a uma determinada quantidade de alimento. Do nada, sente-se empanturrada logo ao começar a comer. Isso é um sinal importante para ir ao médico.

7 – Sensação de queda de pressão 

A sensação de que a pressão caiu, está com mal- estar, sente-se estranho. Não pense duas vezes em pedir ajuda de um médico.

8 – Tontura 

Estou com tontura … acho que é por causa de labirinte, sol forte. Epa! Tontura pela primeira vez, sem saber o motivo, requer assistência de um médico.

9 – Juntas quentes, vermelhas ou inflamadas 

Junta é tudo que se mexe, entre dois ossos, como cotovelo, punho e mãos. Se você percebe vermelhidão, o local quente ou dolorido, corra para a investigação de um médico. Pode ser uma artrite, uma inflamação de uma articulação. 

10 – Fôlego curto 

Vai andar um pouquinho e já se cansa. Chega a falar com conhecidos: –  estou com fôlego curto. Não espere. Busque um médico imediatamente. 

11 – Dor de cabeça forte repentina 

A pessoa não tem nada e de repente, surge uma baita dor de cabeça. Se tiver uma enxaqueca e a for igual a de sempre, tudo bem. Caso contrário, é preciso visitar um médico imediatamente, porque alguma coisa grave pode estar acontecendo. 

12 – Delírios 

A pessoa começa a ver coisas que não existe, fica agitada, confusa. Ninguém fica com esclerose, Alzheimer agudo de uma hora para outra. Chamo atenção: quadro agudo de delírio tem que ir ao médico porque algo estranho acontece com o paciente.

13 – Ver flashes de luz 

Ver flashes coloridos ou brilhantes que nunca observou antes, pode ser descolamento de retina, trombose de artéria retiniana. Então, é um sinal para correr ao médico.   

14 – Fraqueza, perda de visão ou da fala, subitamente

Uma fraqueza qualquer, perda de visão aguda ou perda de fala súbita, procure com urgência um médico. Pode ser um AVC, acidente vascular cerebral, o popular derrame.

15 – Sede intensa

Quem começa a ter muita sede, alguma coisa errada está ocorrendo. Seu médico poderá fazer exames e detectar o porquê desta sede interminável. Não é normal!

Veja também: Você tem pressão alta?

Se você conhece alguém que está com algum destes sintomas, não pense duas vezes. Corra para o médico. São sinais que traduzem doenças e muitas são doenças graves que necessitam atendimento de emergência. 

dr salim assinaturafaixa assinatura Dr SalimDr. Salim

CRM-SP 43163

É conhecido também como médico da família. Formado em 1981, na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, concluindo residência dois anos depois, em 1983. Desde então, atua como clínico geral no Hospital Sírio Libanês, além de atender também em sua clínica privada.

faixa assinatura Dr Salim

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OU MANDE UMA MENSAGEM

× Como posso te ajudar?