24 de março – Dia Mundial do Combate à Tuberculose

O que é tuberculose?

Tuberculose é a doença infectocontagiosa mais frequente no Brasil e uma das que mais mata no mundo, principalmente em países subdesenvolvidos, como o Brasil, alguns países da América do Sul, América Central e da África. É uma doença causada pelo bacilo de Koch.

Sintomas da tuberculose

  • Febre;
  • Tosse;
  • Escarro com sangue;
  • Emagrecimento;
  • Queda do estado geral.

A sintomatologia da tuberculose é lenta, progressiva e surge aos poucos nos doentes. Por exemplo, primeiro dá febre, depois aparece tosse acompanhada com escarro e o emagrecimento. Essa é a característica principal da doença.

Como prevenir a tuberculose?

Existe vacina para prevenir a tuberculose, que é a BCG aplicada em todas as crianças quando nascem. Muitas pessoas têm contato com o bacilo da tuberculose, desenvolve anticorpos e não desenvolve a doença. Aliás, a maioria das pessoas aqui no Brasil.

Diagnóstico e tratamento da tuberculose

Quem presenciar algum tipo de sintoma deve ir ao médico para verificar se há chance de ser tuberculose, porque se tiver existe tratamento.

Caso confirmado é necessário analisar todos os familiares do doente, todas as pessoas que vivem junto com o portador da tuberculose para ver se tem alguém adquirindo a doença.

Uma coisa bastante interessante é que a tuberculose pode acometer qualquer órgão do seu corpo, como os gânglios, sistema nervoso central, intestino, rins, entre outros.

Resumindo, se você tiver febre, tosse e emagrecimento, a palavra tuberculose tem que estar por perto porque é muito mais comum do que se imagina. Além disso, é a principal causa de morte por doença infecciosa no Brasil.

dr salim assinaturafaixa assinatura Dr SalimDr. Salim

CRM-SP 43163

É conhecido também como médico da família. Formado em 1981, na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, concluindo residência dois anos depois, em 1983. Desde então, atua como clínico geral no Hospital Sírio Libanês, além de atender também em sua clínica privada.

faixa assinatura Dr Salim

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OU MANDE UMA MENSAGEM

× Como posso te ajudar?