A hérnia inguinal pode voltar depois de ser operada?
Cirurgia Antigamente
Antigamente, as hérnias inguinal e do umbigo tinham técnicas cirúrgicas de unir os tecidos, com pontos, para tentar fechá-las. Por isso, poderia ocorrer de os cortes cederem a hérnia voltar ao paciente.
Porém, hoje em dia, há uma modernização na técnica cirúrgica. Em vez de fazer essa tensão do tecido, o médico abre o lugar onde há a hérnia e coloca uma tela, uma espécie de rede, estrutura sobre o buraco e fecha os tecidos. Assim, diminui a tensão entre os tecidos e a incidência de recorrência da hérnia é quase zero.
Portanto, houve um mudança nas técnicas de hérnia em adultos e a consequente melhora no resultado para o paciente, além de facilitar sua recuperação.
Dr. Salim
CRM-SP 43163
É conhecido também como médico da família. Formado em 1981, na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, concluindo residência dois anos depois, em 1983. Desde então, atua como clínico geral no Hospital Sírio Libanês, além de atender também em sua clínica privada.
Já fiz 2 cirurgias e ainda estourou de novo estou preocupado mas tenho que fazer outra cirurgia, o que me orienta
Meu marido fez a cirurgia com uso de tela, mesmo assim reincidiu. Estou muito preocupada. Terá que fazer nova cirurgia. Está com uma protuberância maior do que tinha antes da cirurgia. Por causa do Covid 19 não pode marcar nova cirurgia. Quais os riscos que ele corre? Precisa ficar em repouso? Que tipo de repouso? Deve usar cinta com calços o tempo todo até conseguir ser operado? Obrigada.
Olá, Maria. O ideal é seguir todas as recomendações do médico que acompanhou todo o processo de cirurgia para melhor recuperação.
Fiz uma cirurgia de hernia inguinal bilateral e hernia umbilical recentemente, porém o médico não costurou a tela somente colocou e cauterizo em alguns pontos que pela imagem não achei que ficou bom, depois fechou com a pele porém sem fazer costura somente um gancho, estou muito receoso com isso.
Olá, Fabio. O ideal seria retornar ao médico e discutir essas questões, ou então, procura outro médico que possa esclarecer suas dúvidas.