Por que a vacinação é importante?
Em todo momento aparece a discussão, ainda mais com as redes sociais hoje em dia, sobre vacinação.
A Vacina é você pegar um elemento que te causa uma doença, criar nele uma situação em que não vai te causar a doença, vai estimular o seu sistema imunológico a produzir anticorpos. Assim, você se protege de uma doença, sem tê-la.
Na maioria das vezes, se for feita de maneira adequada, a vacina só traz benefícios e não traz prejuízos. Numa pequena quantidade de vezes, dependendo do tipo, ela tem que ser dada com muito cuidado. De acordo com Dr. Salim, as vacinas são produzidas a partir do micro-organismo, o vírus ou a bactéria vivos, só que atenuados.
Ou seja, como se fosse aleijado só para provocar o seu sistema imunológico, sem provocar a doença. Então, a vacinação poderia trazer problemas, dependendo do estado imunológico do paciente, porém, em grande parte das situações, as vacinas são produzidas por meio micro-organismos mortos.
A vacinação é muito útil e necessária. A varíola foi exterminada no Brasil com a vacina, a poliomelite com vacina, praticamente não existe mais no Brasil. É uma doença grave, que traz sequelas graves. Portanto, esse tipo de prevenção, na maior parte das vezes, só traz benefícios, sem trazer prejuízos. Existem situações que as vacinas podem causar problemas, mas é a minoria. E, se isso acontecer, é algo tratável.
Dr. Salim acredita que, no Brasil, ainda falta campanha para uma boa vacinação da população, que isso é um problema de saúde pública. Já tivemos mais campanhas de vacinação, acho que a crise econômica atual está impedindo o Ministério da Saúde e a Secretaria da Saúde a estimular a vacinação da população.
Vacina contra a dengue
Quando estiver bem comprovada, a vacina contra a dengue será muito útil, porque esta é uma doença que está matando muito gente e prejudicando a população brasileira. Tomara que consigamos ter uma vacina efetiva, bem testada, bem analisada com certeza de que não traga efeitos colaterais à população.
Há uma série de doenças que deixaram de existir ou existe muito pouca quantidade, baseado nas vacinas.
Veja também: Não vire estatística: tome a vacina contra a febre amarela
Então, por favor, vamos parar com essa história de que vacina faz mal, não tomar vacina, ser contra a vacina. Ao ver uma pessoa, uma criança ou jovem ter uma doença pode ser fatal ou trazer sequelas e que poderia ser evitada com a vacinação. Nós, médicos, ficamos muito chateados com isso. Precisamos enxergar com ótimos olhos a vacinação, que protege as pessoas das doenças infectocontagiosas!
Dr. Salim
CRM-SP 43163
É conhecido também como médico da família. Formado em 1981, na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, concluindo residência dois anos depois, em 1983. Desde então, atua como clínico geral no Hospital Sírio Libanês, além de atender também em sua clínica privada.
0 comentários