Vitamina D: você conhece a sua importância?
A vitamina D participa do metabolismo ósseo, fazendo com que haja captação de cálcio para dentro do osso, junto com o órgão chamado PTH, o hormônio da paratireoide. Ela é estimulada e absorvida por meio da ingestão de carnes e peixe, como bacalhau, carne vermelha, associados a uma certa exposição à luz do Sol. Não é necessário tomar banho de Sol, mas andar durante o dia, fora do ambiente fechado, estimula seu corpo a absorver a substância.
De fato, está acontecendo uma coisa, até muito duvidosa na minha opinião: se dosa vitamina D no sangue e o volume de pessoas que tem uma baixa no nível é muito grande.
Por isso, todos os médicos já estão procurando rever esse assunto, para tentar dar vitamina D para a população. Dr. Salim compara esse caso com o iodo no sal. O sal brasileiro é pobre nesta substância e, por isso, ele é, por lei, obrigado a receber uma carga de iodo para ser usado pela população.
Funcionamento da Vitamina D
Dr. Salim, Médico de Família, ainda não sabe se o método utilizado para dosar traz um resultando fiel à realidade, mas quase todo mundo realiza o exame de sangue dá insuficiência de vitamina D. Então, as pessoas passam a achar que o motivo é a pouca quantidade de Sol, estar comendo menos peixe, o uso de protetor solar e boné.
Portanto, o mais importante é comer carne e peixe sempre que possível. E, durante 40 minutos ou uma hora todo dia, fazer com que seu corpo fique exposto à luz do Sol ou durante o dia, quando o tempo estiver nublado.
Leia também Vitamina D Brasil
Dessa forma, você estará ingerindo vitamina D e fazendo com seu corpo saiba utilizá-la.
Dr. Salim
CRM-SP 43163
É conhecido também como médico da família. Formado em 1981, na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, concluindo residência dois anos depois, em 1983. Desde então, atua como clínico geral no Hospital Sírio Libanês, além de atender também em sua clínica privada.
0 comentários