A importância do pré-natal

Conheça os cuidados que a mulher deve tomar no período da gravidez

Hoje, continuaremos a falar sobre gravidez, com o foco na importância do pré-natal. A assistência pré-natal é um conjunto de medidas de natureza médica, social, psicológica, fitoterápica, e de cuidados gerais que visa propiciar à mulher gestante o desenvolvimento da gravidez de forma saudável.

Seu objetivo é que a mulher se sinta bem, do ponto de vista físico e psíquico, durante todo o período gestacional e, quando vencidos os 9 meses, que ela esteja com sua saúde a mais perfeita possível e tenha podido gerar um bebê saudável, com todo o seu potencial genético garantido. O bebê deve vir ao mundo bem, fisicamente, por meio de um parto preferencialmente normal, e ser recebido de forma favorável em sua família.

Dentro dessa proposta, a assistência pré-natal deve ser iniciada antes da concepção, de forma a garantir que a mulher esteja fisicamente apta, ou compensada, para garantir uma gestação mais saudável. Caso não tenha sido uma gestação planejada, o pré-natal busca de itens, como: diagnosticar e tratar doenças preexistentes, prevenir doenças próprias da gestação, diagnosticar precocemente e tratar doenças que possam ocorrer na gravidez, e dar suporte emocional para adequar a mulher a essa fase de transição e crise pela qual está passando, nas situações de aceitação ou mesmo em casos de não-aceitação da gravidez.

O local para fazer a assistência pré-natal poderá variar de acordo com as condições socioeconômicas de cada mulher. Podem ser o SUS (Sistema Único de Saúde), que por meio das Unidades Básicas de Saúde proporciona essa assistência, clínicas particulares ou assistências médicas conveniadas. O importante é que a mulher não deixe de procurar o médico, o mais rapidamente possível, assim que ocorrer o atraso menstrual, e que ela o veja como um aliado nesse caminho.

A mulher deverá observar se ele está interessado em acompanha-la e orientá-la, sentindo-se cuidada. Caso perceba que o médico não está satisfazendo suas expectativas, deve conversar com ele e, se necessário, procurar outro profissional.

As consultas de pré-natal numa gestação de baixo risco, de forma geral, devem ser realizadas uma vez por mês, sendo que, entre algumas consultas, o intervalo pode ser menor. No último mês de gestação, as consultas deverão ser semanais.

Nas consultas, o médico procurará conhecer toda a história pessoal e familiar da gestante, para saber se existem riscos de doença, conhecer seus hábitos e vícios, se existirem; saber se a grávida faz ou não o uso de medicações, entre outros cuidados. Por isso, é importante procurar o médico e ter um acompanhamento profissional durante toda a gestação.

 

dr salim assinaturafaixa assinatura Dr SalimDr. Salim

CRM-SP 43163

É conhecido também como médico da família. Formado em 1981, na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, concluindo residência dois anos depois, em 1983. Desde então, atua como clínico geral no Hospital Sírio Libanês, além de atender também em sua clínica privada.

faixa assinatura Dr Salim

0 comentários

MANDE UMA MENSAGEM