Anemia severa: como tratar?

Tratamento da anemia severa

Anemia severa aguda

Anemia severa aguda significa um possível sangramento, uma hemorragia digestiva ou um sangramento traumático (causado por uma facada, acidente grave, ruptura de baço, entre outros).

Neste caso, o tratamento é urgente. Além de corrigir a anemia com transfusão de sangue, se o médico encontrar o motivo da hemorragia, deve tentar corrigir.

Na maioria das vezes, por exemplo, de uma úlcera duodenal hemorrágica, além de corrigir a anemia, é necessário tentar bloquear o sangramento da úlcera com medicamentos.

Esse processo é possível também através da endoscopia, o médico coloca um grampo no vaso que está sangrando diante de uma úlcera e estanca o sangramento.

Anemia severa crônica

Na anemia severa crônica, caso não tenha um sangramento ativo agudo, o tratamento consiste em descobrir o motivo da anemia e em cima disso, tratar.

Nem sempre a anemia é só causada por problemas relacionados ao ferro. Pode ser por outros motivos, por exemplo, hemólise, que é a destruição dos glóbulos vermelhos, por carência de vitamina B12 e ácido fólico, entre outros.

Portanto, quem tem anemia crônica, deve realizar um diagnóstico de maneira adequada, através de uma boa história, exame físico, laboratorial e imagem. A partir deste momento, temos que tratar a anemia corrigindo o problema que levou a ela existir.

Não existe um tratamento básico para uma anemia severa. O primeiro passo é descobrir se é aguda ou crônica. Se for aguda, descubra rapidamente o motivo, se for crônica, esclareça o motivo para depois começar a tratar.

dr salim assinaturafaixa assinatura Dr SalimDr. Salim

CRM-SP 43163

É conhecido também como médico da família. Formado em 1981, na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, concluindo residência dois anos depois, em 1983. Desde então, atua como clínico geral no Hospital Sírio Libanês, além de atender também em sua clínica privada.

faixa assinatura Dr Salim

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OU MANDE UMA MENSAGEM

× Como posso te ajudar?